Band Multi

Bem-estar Animal promove campanha de adoção no Terminal Urbano

Convite partiu de organizadora de ação solidária

Por Hiltonei Fernando

Convite partiu de organizadora de ação solidária
Convite partiu de organizadora de ação solidária
foto: cedida

A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto-SP participa de ação solidária no sábado (20), das 10h às 13h, no Terminal Urbano Professor Manoel Antunes. Além de animais aptos a ganhar um novo lar, a equipe fará orientação em relação à castração e demais serviços oferecidos pela pasta. Haverá atrações para toda a família, principalmente para as crianças, com pipoca, algodão-doce e pula-pula.

Por questões logísticas, o secretário Diego Borges Lourenço explica que serão levados cerca de dez animais para o evento. Todos os animais disponíveis para adoção, porém, estarão em um catálogo que poderá ser consultado pelos participantes.

O município acolhe pets vítimas de maus-tratos e animais atropelados sem tutor. Após receber tratamento veterinário, se necessário, e estar vacinado, vermifugado, castrado e microchipado, fica disponível para ganhar um novo lar. Além das ações solidárias, os futuros tutores podem ir ao Hospital Veterinário da Unirp, de segunda a sexta-feira, para conhecer os animais que aguardam um novo lar.

Diego explica que a adoção é essencial para a continuidade dos serviços prestados pela Secretaria do Bem-estar Animal. “É por meio da adoção que conseguimos abrir mais vagas e atender melhor nossa cidade. Como todo bom serviço público, necessitamos e precisamos do apoio e parceria da população, tanto para divulgar esse trabalho quanto para adotar um novo amiguinho para fazer parte da família”, afirma o secretário.

Em casa

Família e pessoas interessadas em adotar um pet podem participar do evento ou contatar o Hospital Veterinário da Unirp para marcar dia e horário para conhecer animais aptos a ganhar um novo lar. Os telefones são (17) 99613-4397 (WhatsApp) e (17) 3201-3360. É preciso portar documento pessoal com foto e comprovante de residência. Ambos podem estar no formato digital.

Na primeira etapa do processo, o futuro tutor passa por uma pequena entrevista e é apresentado aos animais. Isso porque é preciso conciliar os perfis tutor com o pet, para aumentar as chances de sucesso da adoção. Também é informado sobre a responsabilidade após a adoção e as condições necessárias para garantir vida digna ao pet, como espaço, tempo para cuidados e passeios e gastos com alimentação e cuidados veterinários.

“Importante reforçar que os animais aptos para adoção foram resgatados de maus-tratos ou atropelados. Então, quando conseguimos encontrar um lar, não estamos apenas destinando um animal a uma casa, mas resgatando uma vida e esse é o trabalho da Secretaria do Bem-estar Animal”, complementa Diego.

O convite para a participação da Secretaria do Bem-estar Animal partiu da Weclix, realizadora do Conexão Solidária. O Mercadão dos Óculos também participa da ação.

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação