Centro de Hidratação terá adequação no horário de atendimento

O motivo é a queda no número de casos de dengue

Hiltonei Fernando

Centro de Hidratação terá adequação no horário de atendimento
O motivo é a queda no número de casos de dengue
foto: Marcos Morelli

A dedicação e o empenho da equipe da Secretaria de Saúde de Rio Preto-SP, aliada à mobilização da população e a um serviço integrado das demais secretarias municipais, resultaram na expressiva queda do número de casos de dengue na cidade. Como reflexo direto dessa ação conjunta, a partir de sexta-feira (14), o Centro de Hidratação passará a atender das 7h às 19h, diariamente.

A luta contra a dengue mobilizou profissionais da saúde, agentes de controle de endemias e equipes de limpeza, garantindo mutirões de combate ao mosquito, atendimento rápido e eficaz nos postos de hidratação e conscientização da população. Graças a essas ações, os números comprovam o sucesso da estratégia: em janeiro, foram 23.046 notificações de dengue, enquanto em fevereiro o total caiu para 15.619, uma redução de 32,23%.

No Centro de Hidratação da Swift, os atendimentos também estão diminuindo significativamente no período noturno. Entre os dias 20/2 e 10/3, foram registrados 2.730 atendimentos, a maioria deles durante o dia. Na última segunda-feira (11), dos 132 pacientes atendidos, apenas 39 buscaram assistência no período noturno. Diante desse cenário, a adequação do horário otimiza a estrutura da rede de saúde, garantindo um atendimento de qualidade e melhor distribuído.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Estoril, São Deocleciano e Solo Sagrado, que também reforçaram o atendimento durante o pico da doença, voltarão ao seu horário habitual a partir de sexta-feira (14):

  • UBS Estoril: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
  • UBS São Deocleciano: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
  • UBS Solo Sagrado: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h

Nos finais de semana, o Centro de Hidratação segue como referência para a população, enquanto as UPAs continuam com atendimento ininterrupto no período noturno.

"A redução dos casos de dengue é uma vitória de toda a cidade. Seguimos vigilantes e contando com a colaboração de todos para manter esse avanço, eliminando focos do mosquito e garantindo um ambiente mais seguro para a população", disse o prefeito Coronel Fábio Candido.

No fim de semana, os munícipes devem procurar, preferencialmente, o Centro de Hidratação, e no período noturno, as UPAS. 

Informação: Secom Rio Preto