Profissionais de Saúde, Educação e outras de áreas de municípios de toda a região estiveram reunidos e participaram do 2º Fórum Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista, realizado pelo Hospital da Criança e Maternidade, em São José do Rio Preto-SP.
A Estância Turística de Olímpia-SP marcou presença, representada pela equipe da secretaria de Educação, composta pela supervisora de Ensino, Iracema T. Ducatti Bassetto, as Coordenadoras Técnicas da Educação Especial, Marcela Rubia Nespolo Aniceto e Danila Rodrigues Oliveira Vicentini, além de 18 professoras do Projeto de Transtornos de Aprendizagem e do AEE – Atendimento Educacional Especializado.
Realizado no Centro de Convenções da Famerp, o propósito principal do fórum foi de proporcionar informação de qualidade para a comunidade como um todo, discutindo diversos temas com intuito de capacitar profissionais da saúde, educação e comunidade para ajudar pais e responsáveis, proporcionando um conteúdo que contemple as demandas desses pacientes e auxilie famílias e profissionais no acompanhamento de crianças diagnosticadas com TEA.
Todo conhecimento e discussão sobre a temática é importante, uma vez que quanto mais precoce é o diagnóstico, melhor é o desenvolvimento de habilidades e características, diminuindo em certa medida o grau de dificuldade da criança e da família.
A abordagem sobre o transtorno é intensificada ainda mais neste mês, em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A rede municipal de Olímpia atende, atualmente, 140 alunos com grau mais leve do Transtorno do Espectro Autista.
Informação: Secom Olímpia