Hospital do Olho realiza evento de prevenção ao retinoblastoma

Ação faz parte da campanha De Olho nos Olhinhos

Hiltonei Fernando

Hospital do Olho realiza evento de prevenção ao retinoblastoma
Ação faz parte da campanha De Olho nos Olhinhos
foto: cedida

No próximo sábado (21), o Hospital do Olho Araçatuba (HO) vai realizar uma ação de conscientização sobre o retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular em crianças. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre em parceria com Shopping Praça Nova, no piso superior do centro de compras, próximo à Centauro, das 12h às 20h.

No início, haverá entrega de material informativo. A partir das 14h, distribuição de algodão doce e de brindes para as crianças, proporcionando um ambiente acolhedor e informativo. Às 16h, oftalmopediatra do HO, Fátima Brumer, vai ministrar uma palestra sobre o retinoblastoma, abordando sinais de alerta e a importância da detecção precoce.

A ação do HO está associada à campanha De Olho nos Olhinhos, liderada pelo casal Tiago Leifert e Diana Garbin, cuja filha, foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um câncer ocular que começa na parte de trás do olho, a retina. O objetivo do HO é levar ao maior número possível de pessoas a importância do tema, e as formas de diagnóstico da doença, que, em 90% dos casos, atinge crianças de até 5 anos de idade.

A Doença

O retinoblastoma é o câncer intraocular mais comum na infância, sendo que afeta um em cada 20 mil nascidos vivos, com maior incidência nas crianças com menos de 5 anos. Por iniciativa da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), a Lei Nº 12.637 estabeleceu que 18 de setembro é Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

Esse tumor pode ocorrer em um olho ou em ambos, sendo que os bilaterais são sempre hereditários. A maioria dos casos ocorre ao acaso. A apresentação mais comum da doença é a do reflexo ocular branco ou “sinal do olho do gato". Outras manifestações da doença incluem o estrabismo, o eritema conjuntival (vermelhidão) e a diminuição da acuidade visual (redução do campo visual; a criança só enxerga o que está na frente dela, e não o que está ao lado). 

O prognóstico depende, fundamentalmente, da extensão da doença quando é feito o diagnóstico. Mais de 90% dos casos detectados em estádio inicial são curáveis, grande parte deles com preservação da visão.

No Brasil, em nesta quarta-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. A data, instituída pela Lei nº 12.637/2.012, tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do retinoblastoma, fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

Informação: Hospital do Olho Araçatuba

NOTÍCIASA

Carregar mais