A prefeitura de Rio Preto-SP, por meio das Secretarias de Saúde e de Serviços Gerais, promove nova etapa do Mutirão da Limpeza e da Saúde. Nesta quinta-feira (22), o Mutirão será no bairro Parque da Cidadania, enquanto no dia 29, a ação será no Nova Esperança. Em ambas as ações, o horário será das 8h às 15h.
O objetivo é recolher materiais inservíveis, ou seja, aqueles que não estão mais sendo utilizados pelos moradores e que possam servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikunungya. A estratégia também visa combater os escorpiões, que podem se abrigar em locais com acúmulo de entulhos e outros inservíveis.
O mutirão é uma das estratégias da Prefeitura para intensificar o enfrentamento ao Aedes, já que os casos de dengue e chikungunya aumentaram expressivamente não só em Rio Preto, como em todo o país. No mês de janeiro, o mutirão foi realizado nas áreas do Solo Sagrado e Jaguaré/João Paulo II, sendo recolhidas 10,4 toneladas de materiais inservíveis de ambos os locais.
Para as próximas ações, a população deverá colocar os materiais na calçada no início da manhã. Serão recolhidos: móveis velhos, pneus, garrafas, madeiras, tábuas, eletromésticos, colchões e outros que possam servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti ou esconderijo para os escorpiões. O mutirão não recolhe animais mortos e lixo comum.
Após o recolhimento, os materiais são descartados na Fazendinha Municipal.
Informação: Marisa Amorim/Secretaria de Comunicação