Para combater o ciclo epidemiológico da dengue que atinge todo o país, a Estância Turística de Olímpia-SP intensificou o trabalho dos agentes de Controle de Vetores por todas as regiões da cidade. O reforço representa uma ampliação de 46,7% no número de ações realizadas nos imóveis, no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo balanço do setor responsável, foram 57.461 atividades de prevenção e combate em imóveis, realizadas de janeiro a abril de 2023, enquanto, neste ano, foram 84.297 no quadrimestre. Os dados consideram os imóveis trabalhados, ou seja, aqueles que receberam de fato a ação, sem considerar os locais em que os agentes passaram, mas não tiveram efetividade por estarem fechados, por exemplo.
A nebulização portátil foi o trabalho que mais teve aumento de um ano para o outro, representando 120% de ampliação dos serviços com a máquina costal, passando de 11.574 ações, de janeiro a abril de 2023, para 25.523, em 2024. Aliado a isso, em 2023, o município não teve liberação de inseticida da regional de Saúde para nebulização veicular, não sendo realizado o trabalho. Já neste ano, 13.036 imóveis já foram contemplados, nas regiões com maior incidência de casos positivos.
Os bloqueios, que são feitos quando há casos suspeitos para a eliminação de criadouros, também apresentaram aumento considerável de 86% nas ações de um ano para o outro, reforçando contra a doença.
Vale ressaltar que a ampliação das ações, principalmente de controle e combate, está diretamente ligada ao número de casos de dengue no município, que, seguindo o cenário nacional, apresentou aumento significativo neste ano, mas os dados demonstram também o trabalho atuante da Saúde, que tem promovido uma grande força-tarefa para minimizar os danos e evitar que a doença avance ainda mais.
Informação: Secom Olímpia