Polícia Civil realiza operação contra falsos leilões

A ação é das polícias de Rio Preto e Santo André

Por Hiltonei Fernando

Polícia Civil realiza operação contra falsos leilões
A polícia apreendeu celulares e cartões
foto: Polícia Civil

Policiais civis do Núcleo de Polícia Judiciária de Rio Preto-SP, com o apoio GOE de Santo André-SP, cumpriram na manhã desta quinta-feira (22), mandados de prisões e de buscas expedidos pela justiça.

A ação faz parte da segunda fase da “Operação Falso Leilão”. Também foram apreendidos diversos cartões, máquinas de cartões, celulares e outros documentos que possibilitaram o desmantelamento de uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato. 

De acordo com a polícia, os suspeitos utilizavam sites falsos de leilão de veículos para atrair as vítimas e, após o cadastro e participação deles em um leilão dissimulado, todas eram induzidas a efetuar o pagamento do valor referente “arrematando” o veículo.

Os valores eram transferidos para integrantes do grupo. Após o pagamento, quando as vítimas se deslocavam para o suposto pátio da “leiloeira” para retirar o veículo, elas se davam conta de que o pátio não existia ou que o leilão era falso.

O grupo, segundo os policiais, cria um site falso de leilão de veículos, muitas vezes clonando sites de leiloeiras verdadeiras ou utilizando sites com referência a órgãos públicos (Detran, Tribunais de Justiça, Receita Federal, etc.).

Esses sites criados reproduzem as mesmas funcionalidades dos sites verdadeiros, com informações de “lotes” (veículos a serem arrematados) e “leilões” ocorrendo em tempo real com possibilidade de realização de lances, inclusive com informações de SAC e contato (números que são direcionados aos suspeitos).