Band Multi

Ponto de Apoio do Jardim Conceição será desativado

Resíduos deverão ser entregues no Jardim Nazareth

Por Hiltonei Fernando

Resíduos deverão ser entregues no Jardim Nazareth
Resíduos deverão ser entregues no Jardim Nazareth
foto: Divulgação/Pref. Rio Preto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto-SP informou que, a partir do dia 6 de maio, o Ponto de Apoio do bairro Jardim Conceição será desativado. Os moradores que utilizavam o local para descarte deverão levar seus resíduos até o ponto de apoio do Jardim Nazareth, localizado na Av. Solon da Silva Varginha, 374 - Jardim Nazareth. O ponto de apoio funciona todos os dias das 8h30 às 11h e das 12h às 18h.

Sobre os Pontos

Os pontos de apoio são espaços criados pela Prefeitura para a captação de pequenas quantidades de resíduos da construção e demolição - RCD (menos de 1m³), além de volumosos sem condições de uso.

Atualmente são 16 Pontos de Apoio em Rio Preto, eles são áreas públicas cercadas e estruturadas, onde resíduo da construção dos pequenos geradores pode ser recebido e separado antes da sua correta destinação final. Nesses locais os resíduos são separados em classes A,B e volumosos (sofás, eletrônicos, podas de galhos, etc).

Vale lembrar que é proibido o descarte, lançamento ou abandono de entulhos, dejetos e resíduos de qualquer espécie e vias, calçadas, áreas verdes, áreas públicas e particulares. Conforme previsão da Lei 9393/2004, Leis Complementares 504/2016 e 650/2021. Sujeito a multa que pode variar de R$ 766,90 a R$7669,00.  Os Pontos de Apoio são geridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e operados pela Secretaria Municipal de Serviços Gerais.

O que pode levar ao Ponto de Apoio:

Madeira, plástico, metal, vidro, papel e papelão, restos de podas de árvores, móveis sem condições de uso, eletrodomésticos sem condições de uso, materiais cerâmicos (tijolo, blocos, pisos, azulejos etc.), além de pequenas quantidades de resíduos da construção e demolição (até 1m³).

O que não pode levar ao Ponto de Apoio:

Grandes quantidades de resíduos da construção e demolição (mais de 1m³), lixo doméstico, lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentistas, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc.), animais mortos.

Lista completa com os pontos de apoio: https://novoportal.riopreto.sp.gov.br/pontodeapoio

Informação: Josy de Sá/Secretaria de Comunicação