Prefeito de Rio Preto apresenta projeto rio Grande no 52º congresso da Assemae

Objetivo é discutir os desafios no saneamento básico

Por Hiltonei Fernando

Prefeito de Rio Preto apresenta projeto rio Grande no 52º congresso da Assemae
Objetivo é discutir os desafios no saneamento básico
foto: Divulgação/Semae

O prefeito de Rio Preto-SP, Edinho Araújo, acompanhado do superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., apresentou na manhã de terça-feira (21), o projeto de captação de água no rio Grande, no 52° Congresso Nacional de Saneamento promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), sediada na cidade de Ribeirão Preto-SP. O objetivo é discutir as oportunidades e desafios da prestação direta dos serviços de saneamento básico.

“Apesar de Rio Preto ter três fontes de capitação de água – rio Preto e aquíferos Bauru e Guarani – precisamos pensar no futuro e garantir o regular abastecimento de água na casa de nossa população. Obtivemos licenças importantes junto à ANA – Agência Nacional das Águas e à ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

O Sistema Produtor Rio Grande prevê a captação de água bruta no rio Grande a jusante da Usina Marimbondo, por meio de uma adutora de 54,6 quilômetros de extensão. A vazão será de até 3 metros cúbicos por segundo, suficiente para abastecer uma população de até 1 milhão de habitantes. No dia 15 de abril, o prefeito Edinho encaminhou à Câmara de Rio Preto o projeto de lei autorizando captar recursos a fim de viabilizar a obra.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, disse que o município também está elaborando um projeto para captar água em manancial superficial. "Com o rebaixamento do aquífero Guarani, temos de executar uma gestão hídrica responsável. A busca de água no rio Pardo vai ao encontro de preservar os 120 poços do aquífero Guarani, que possui uma recarga muito lenta."

As discussões foram coordenadas pelo presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista. Na pauta, os prefeitos discutiram os desafios que os municípios enfrentam nos trabalhos que envolvem saneamento e desafios das questões hídricas, descarte final de resíduos, adequação de estruturas pluviais e metas do novo marco do saneamento básico.

Informação: Tarciso Amorim/Semae