A Secretaria de Saúde de Rio Preto-SP vai seguir a nova estratégia de vacinação contra o HPV, adotada pela Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, com aplicação do imunizante em dose única, e não mais em duas doses, como era até então.
A mudança, que passa a valer nesta quarta-feira (10), segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que elenca como vantagens da dose única: a maior adesão à vacinação; aumento da cobertura vacinal e imunidade de rebanho; oportunidade para inclusão de outros públicos prioritários; melhor logística e facilitação da introdução da vacina HPV em programas de imunizações nos países de média e baixa renda; além da aceleração da eliminação do câncer de colo de útero.
A atual estratégia de vacinação contra o HPV na rede pública de Saúde contempla meninas e meninos de 9 a 14 anos. A novidade é que, além da dose única, a vacina está temporariamente disponível para adolescentes menores de 20 anos (até 19 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados anteriormente.
A vacina contra o HPV ainda está disponível para pessoas de 9 a 45 anos com condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos). Vítimas de abuso sexual e pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) também têm direito à vacina na rede pública.
"Todos os adolescentes da faixa etária incluída na estratégia que já receberam uma dose estão imunizados. Por isso, não precisam procurar as unidades de saúde novamente", destaca a gerente de imunização, Michela Barcelos.
A meta do Ministério da Saúde é alcançar 80% de cobertura vacinal contra o HPV. No estado de São Paulo, a cobertura de primeira dose em meninas é de 77,1% e de 53,2% em meninos. Em Rio Preto, a cobertura de primeira dose em meninas é de 96,16%, e, em meninos, 85,78%.
A vacina contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e verrugas genitais. Em Rio Preto, as 29 UBSs aplicam o imunizante, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é até às 18h30 e na UBS Solo Sagrado, até às 19h.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação