Band Multi

Usuários da Ritinha Prates visitam cooperativa de plantadores de cana-de-açúcar

Foco do Passaporte da Inclusão é promover atividades externas

Por Hiltonei Fernando

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Foco do Passaporte da Inclusão é promover atividades externas
foto: cedida

Abraços, risadas e muitas emoções fizeram parte de uma tarde especial para os usuários da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba-SP. O projeto Passaporte da Inclusão foi realizado na Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

Os usuários conheceram os setores da unidade de Araçatuba, entre eles os depósitos, tipos de produção, produtos fornecidos, área de venda e equipamentos agrícolas. Eles se empolgaram com um drone de pulverização e interagiram com colaboradores.

"O Passaporte da Inclusão tem por objetivo mudar a rotina hospitalar dos usuários, para que tenham mais contato com ambiente externo, proporcionando a interação social com outras pessoas e possibilitando a inclusão social”, ressaltou a assistente social do Hospital Neurológico Ritinha Prates, Ivanesse Fernandes.

A profissional explicou que muitas pessoas ainda não conhecem a entidade e esse projeto amplia a visibilidade. “O foco do projeto é promover ações externas que propiciem transparência das ações da entidade e possibilite que a empatia e inclusão social atinja a todos", complementou.

A coordenadora geral da Coplacana, Renata Pires, destacou que a visita foi importante para que a equipe da cooperativa pudesse conhecer e compreender ainda mais a inclusão social. “A visita foi muito importante para todos nós, para sabermos a importância da inclusão social, convivência com pessoas com deficiência, a relação com a empatia e possibilitar transparência das instituições como a Ritinha Prates”, afirmou.

Durante a visita, os usuários foram acompanhados pelo gerente local, Luis Roberto Sutherland, e a coordenadora geral, Renata Pires, que não pouparam esforços para recebê-los da melhor forma possível.

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-II.

COPLACANA

Fundada em 1948, a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA) foi a primeira cooperativa de plantadores de cana no estado. A entidade possui mais de 12 mil itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo e tem por objetivo ferecer insumos e assistência ao produtor rural.

A matriz está localizada no Centro Canagro “José Coral”, em Piracicaba (SP), possui 30 filiais e quatro lojas Massey Ferguson nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, além de Fábrica de Rações, Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, CoopService e duas unidades produtivas, o Confinamento de Gado e Unidade de Grãos.

Informação: Ascom/Coplacana

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.