A Secretaria Estadual de Saúde liberou na quarta-feira (12), a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue para municípios que têm vacinas com vencimento em 30 de junho. Rio Preto tem 2,8 mil doses em estoque, todas com essa validade.
Tendo em vista a redução da demanda diária e a baixa adesão ao imunizante, a vacinação será provisoriamente ampliada para pessoas de 4 a 59 anos. Em abril, a cidade recebeu 7.570 doses da vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue.
A vacinação começou no dia 11 de abril para crianças de 10 e 11 anos de idade, e, posteriormente, foi ampliada para adolescentes de 12 a 14 anos. No último sábado (8), sete Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas para vacinação contra poliomielite e dengue.
Apenas 196 doses da Qdenga foram aplicadas, reforçando a baixa adesão. "O Ministério da Saúde optou por iniciar a vacinação pela faixa etária de 10 a 14 anos, levando em conta os casos de maior gravidade da doença. No entanto, até agora, somente 20% do público-alvo foi vacinado. Por isso, vamos ampliar para toda a faixa etária contemplada pela vacina", disse a gerente de imunização da Secretaria da Saúde, Michela Barcelos.
O esquema vacinal da Qdenga é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é contraindicada para pessoas alérgicas a algum componente do produto, imunocomprometidas, mulheres grávidas ou amamentando. Pessoas que tiveram dengue há menos de seis meses não devem ser vacinadas.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de residência. As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até às 19h.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação