Band Multi

Vice-governador de São Paulo esteve no Fórum Cidades Inteligentes

O evento foi realizado na cidade de Araçatuba

Por Hiltonei Fernando

O evento foi realizado na cidade de Araçatuba
O evento foi realizado na cidade de Araçatuba
foto: cedida

Nesta quarta-feira (10), o município de Araçatuba-SP foi palco do Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis. O evento aconteceu no auditório do Sest/Senat e contou com a presença de autoridades e especialistas no desenvolvimento de cidades modernas e eficientes.

Dentre os participantes, estiveram o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, o prefeito de Araçatuba-SP, Dilador Borges e demais autoridades. Diversos prefeitos convidados também compartilharam suas experiências e soluções tecnológicas implementadas em seus municípios.

O objetivo central do encontro foi impulsionar o desenvolvimento de cidades inteligentes, em parceria com o governo Estadual, pautado nos pilares de inteligência, sustentabilidade e resiliência. 
A proposta visa avançar em direção a uma sociedade economicamente mais sustentável, socialmente inclusiva e ambientalmente responsável, por meio da inovação tecnológica e criatividade, inserindo-se na era da transformação digital e com o compromisso de elevar a qualidade de vida da população. 

Representantes de cidades como Dracena, Votuporanga e Presidente Prudente, mostraram casos de melhorias no atendimento ao cidadão por parte do serviço público e até diminuição de violência por meio de monitoramento por câmeras com inteligência artificial. 

O vice-governador, Felício Ramuth enfatizou que uma cidade inteligente é uma cidade que cuida de gente. Ele defendeu os investimentos em melhorias nos serviços públicos, ressaltando os avanços das cidades.

Por sua vez, o prefeito da cidade, Dilador Borges, destacou que "muitos prefeitos acreditam que é preciso um grande investimento financeiro para tornar as cidades mais conectadas, mas não é assim." Ele exemplificou com a experiência de Araçatuba, afirmando que o retorno é praticamente imediato e mencionou que o município economizou R$ 12 milhões no primeiro ano de adoção do programa Araçatuba Digital.