
Pelo menos 62 pessoas tiveram que sair de suas casas depois de fortes chuvas que atingiram o Litoral do Paraná na noite de sexta-feira (8). Entre as ocorrências de destaque está o atendimento a 13 crianças que ficaram ilhadas em um ônibus, na manhã deste sábado, após um alagamento em Guaratuba, no bairro Cubatão. As crianças se refugiaram no ônibus por causa dos alagamentos.
Com difícil acesso, os bombeiros tiveram que usar um barco a remo para atender as crianças. Uma aeronava do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também foi utilizada. “O ônibus está em área seca, isolado entre dois rios e sem risco iminente no momento”, segundo os bombeiros às 8h30 deste sábado.
Às 9h50, os bombeiros informaram que “não houve efetiva intervenção na ocorrência. Durante o deslocamento até o local as crianças já conseguiram sair em segurança”.
O acumulado de chuva passou de 282 milímitros em Paranaguá, uma das cidades mais afetadas. Os municípios de Morretes (265mm), Guaratuba (150mm) e Antonina (171mm) também tiveram chuva acima da média.
Em Morretes, estragos foram registrados nos bairros Rio Sagrado, Sambaqui (km 24 a km 29), Passa Sete, Estrada da Pitinga, Mundo Nova e Floresta, segundo registro do Corpo de Bombeiros. Em Paranaguá foram feitos atendimentos em Alexandra, Vila Horizonte, Parque São João, Nilson Neves, Divinéia e Jardim Guaraituba. Em Antonina a chuva causou estragos em Pinheirinho e Cedro.
Para atender as ocorrências, 55 militares foram mobilizados em sete Forças-Tarefas. Em Paranaguá, a Defesa Civil mobilizou dez servidores. Além disso, 13 profissionais do Samu também foram destadacos.
Até às 9h30 deste sábado, os bombeiros registraram as seguintes ocorrências:
- 59 desalojados no total entre os municípios de Morretes, Guaratuba e Paranaguá.
- 13 pessoas desabrigadas no município de Morretes e encaminhadas para um Colégio Estadual no bairro Marta
- Rodovia BR-277 totalmente bloqueada no sentido leste.
Entre outras ocorrências, na Região de Paranaguá, na Colônia Pereira, duas famílias ficaram ilhadas em suas após uma enxurrada.
“Ao chegar no local, a equipe de bombeiros verificou que o nível do rio baixou rapidamente, tendo a equipe oportunizado para a retirada das vítimas. As vítimas foram abrigadas por familiares da região. Uma das residentes era uma idosa com comorbidades que recebeu cuidados e verificação de dados vitais, apresentando normalidade”, diz nota dos bomebeiros.
Em Morretes, na região de Sambaqui, duas vitimas foram resgatadas de suas casas que estavam ilhadas. Os residentes foram orientados a não retornarem as suas casas, e estavam aguardando o atendimento da Defesa Civil de cada região.
Paranaguá sem água
Bairros de Paranaguá amanhaceram sem água tratada neste sábado. A empresa Paranaguá Saneamento, responsável pelo fornecimento, informou que “as captações de água foram afetadas por assoreamento e aumento de impurezas na água. Isso impactou o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Colônia (estação responsável pelo abastecimento urbano) e Alexandra.”
O abastecimento de água em Paranaguá e no distrito de Alexandra segue afetado, com baixa pressão ou falta de água.
BR-277
A concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pela administração da BR-277, que liga Paranaguá a Curitiba, informou que na manhã deste sábado ainda há bloqueios parciais na rodovia.
- BR 277 – km 14 em Paranaguá – Tráfego em meia pista na pista no sentido a Curitiba e sem registro de congestionamento. No sentido litoral, tráfego liberado e normal.
- BR 277 – km 41 – Tráfego desviado pela pista no sentido Curitiba, onde ocorre mão dupla. A pista no sentido Litoral segue bloqueada para trabalhos de limpeza. O trânsito é lento na região, principalmente no sentido a Paranaguá.
- PR 407 – km 1,2 – Pista liberada parcialmente.
- PR 508 – km 02 – Pista liberada totalmente.