Termina nesta segunda-feira (2) o período de inscrições para o processo seletivo de bolsas integral de graduação da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Nesta edição, são mais de 40 vagas divididas para três públicos: pessoas pretas e pardas, refugiados e moradores da Vila Torres.
A iniciativa faz parte do Programa de Ações Afirmativas da PUCPR. São 30 vagas para pessoas pretas e pardas moradoras de Curitiba ou região metropolitana, 11 para refugiados e cinco para moradores da Vila Torres – que receberão R$ 400 mensais de bolsa durante o curso.
Pessoas Pretas e Pardas:
Para participar é necessário se autodeclarar uma pessoa negra (preta ou parda), ter concluído o Ensino Médio, não ter diploma de curso superior, ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e ter até 35 anos de idade completos no ano de 2024.
O processo possui três etapas: prova objetiva presencial no Câmpus Curitiba; avaliação dos documentos mencionados no Edital; e procedimento de heteroidentificação.
Refugiados:
O Processo Seletivo do Programa de Acolhida de Refugiados ou Portadores de Visto Humanitário da PUCPR oferece 11 vagas, distribuídas nos câmpus Curitiba, Londrina e Toledo. As vagas são para os cursos de Design, Enfermagem, Direito, Letras Português-Inglês, Administração, Negócios Internacionais, Engenharia Mecânica e Psicologia.
A seleção está dividida em duas etapas: prova de redação, que será eliminatória e classificatória; e etapa documental. Para participar o candidato deve preencher alguns requisitos, como: refúgio devidamente reconhecido pelo Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) ou órgão federal competente; visto humanitário; e comprovante de Ensino Médio ou equivalente.
Vila Torres:
Para participar do processo seletivo é preciso residir na comunidade da Vila Torres, em Curitiba (área delimitada no edital), com até 29 anos e com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo nacional. O candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e não possuir diploma de graduação.
Além da bolsa de estudos, a pessoa selecionada também receberá o valor de R$ 400,00 mensais de bolsa durante o curso de graduação para garantir a permanência e os demais custos durante o curso.