Pelo menos 80 pessoas estão em abrigos municipais da prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, depois de alagamentos e também da remoção de famílias de áreas de risco. O município está entre os mais afetados por chuvas dos últimos dias.
Até o momento, 80 pessoas foram realocadas para o abrigo temporário montado no Centro de Esporte e Lazer do bairro Cristal, vindas do Jardim Modelo, uma das regiões mais impactadas, assim como o Jardim Independência. Um segundo abrigo foi disponibilizado no Ginásio do bairro São Marcos.
A prefeitura afirma que “Aproximadamente mil refeições foram distribuídas às pessoas atingidas, além de mais de 200 rolos de lona. Também foram doados colchões para as famílias e 25kg de ração destinados aos 7 animais que estão no Ginásio do Jardim Cristal”.
Em colaboração com a Sanepar, um caminhão-pipa foi enviado para atender às necessidades da população.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou 15 pontos de alagamento, nos bairros Jardim Modelo (Iná), Jardim Independência, Colônia Mergulhão/Murici, São Judas Tadeu, Jurema, Borda do Campo, São Marcos e Jardim Carmem. Além disso, 15 ocorrências de queda de árvores foram identificadas e atendidas pelas equipes municipais.
A Prefeitura reforça que todas as áreas da cidade estão sendo monitoradas e que o trabalho conjunto entre as secretarias municipais e a Defesa Civil é prioritário para minimizar os impactos das chuvas e prestar assistência às comunidades afetadas.