
Um Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba foi anunciado na tarde desta quinta-feira (6) pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD). As obras vão começar em ruas do Centro, com asfalto novo, calçadas amplas e acessíveis e modernização do sistema de iluminação em LED.
O decreto municipal 593, que criou a comissão de trabalho formada por representantes do município, do governo do Estado, da Câmara Municipal, de entidades de classe e da sociedade civil organizada, foi assinado em frente ao Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. Segundo Pimentel, a iniciativa tem o intuito de “devolver o Centro para as famílias curitibanas”.
Na parte de infraestrutura urbana, serão três principais frentes que começam ainda nos primeiros cem dias de gestão. A modernização da iluminação pública em 52 ruas, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômica.
Estão entre as vias que serão contempladas as alamedas Augusto Stelfeld, Cabral, Doutor Carlos de Carvalho e Princesa Isabel e as ruas 24 de Maio, André de Barros, Álvaro Ramos, General Carneiro, José Loureiro, Marechal Deodoro, Marechal Hermes, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Visconde do Rio Branco, XV de Novembro e Travessa Nestor de Castro, além das praças Praça José Borges de Macedo, Praça Senador Corrêa.
Novas calçadas, amplas e acessíveis, para estimular a mobilidade ativa e privilegiar os pedestres começam a sair do papel ao longo as próximas semanas. Serão 15 km em vias de grande circulação, de concentração e comércios e que fazem ligação dos bairros na região central. Entre as vias contempladas estão a Voluntários da Pátria, João Negrão, Saldanha Marinho, Conselheiro Laurindo e a conclusão da obra em andamento na Emiliano Perneta.
A manutenção do asfalto, com o recape de vias usando técnicas sustentáveis, e a implantação de ciclofaixas também estão entre as primeiras medidas e que serão colocadas em prática e que seguirão ao longo de todo o ano.
Entre obras de médio e longo prazo, o prefeito mencionou moradias, incentivo ao retrofit, com ações que estão sendo discutidas com o setor imobiliário.
A Rua da Memória vai fazer a conexão entre o Memorial de Curitiba - espaço que abriga múltiplas atividades culturais - e a Casa da Memória, centro que abriga a história da cidade. Será uma das âncoras do grande projeto de revitalização e redesenvolvimento do Setor Histórico para o usufruto de toda a população e de visitantes que tenham Curitiba como destino. A intervenção vai fortalecer a mobilidade ativa, com calçadas e estrutura cicloviária integradas a um sistema de transporte renovado.