Em Alta

Obras no Centro de Curitiba começam nas próximas semanas

Plano de Redesenvolvimento foi apresentado pela prefeitura

Obras no Centro de Curitiba começam nas próximas semanas
Obras no Centro de Curitiba
Daniel Castellano / SMCS

Um Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba foi anunciado na tarde desta quinta-feira (6) pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD). As obras vão começar em ruas do Centro, com asfalto novo, calçadas amplas e acessíveis e modernização do sistema de iluminação em LED.

O decreto municipal 593, que criou a comissão de trabalho formada por representantes do município, do governo do Estado, da Câmara Municipal, de entidades de classe e da sociedade civil organizada, foi assinado em frente ao Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. Segundo Pimentel, a iniciativa tem o intuito de “devolver o Centro para as famílias curitibanas”.

Na parte de infraestrutura urbana, serão três principais frentes que começam ainda nos primeiros cem dias de gestão. A modernização da iluminação pública em 52 ruas, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômica. 

Estão entre as vias que serão contempladas as alamedas Augusto Stelfeld, Cabral, Doutor Carlos de Carvalho e Princesa Isabel e as ruas 24 de Maio, André de Barros, Álvaro Ramos, General Carneiro, José Loureiro, Marechal Deodoro, Marechal Hermes, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Visconde do Rio Branco, XV de Novembro e Travessa Nestor de Castro, além das praças Praça José Borges de Macedo, Praça Senador Corrêa.

Novas calçadas, amplas e acessíveis, para estimular a mobilidade ativa e privilegiar os pedestres começam a sair do papel ao longo as próximas semanas. Serão 15 km em vias de grande circulação, de concentração e comércios e que fazem ligação dos bairros na região central. Entre as vias contempladas estão a Voluntários da Pátria, João Negrão, Saldanha Marinho, Conselheiro Laurindo e a conclusão da obra em andamento na Emiliano Perneta.

A manutenção do asfalto, com o recape de vias usando técnicas sustentáveis, e a implantação de ciclofaixas também estão entre as primeiras medidas e que serão colocadas em prática e que seguirão ao longo de todo o ano. 

Entre obras de médio e longo prazo, o prefeito mencionou moradias, incentivo ao retrofit, com ações que estão sendo discutidas com o setor imobiliário.

A Rua da Memória vai fazer a conexão entre o Memorial de Curitiba - espaço que abriga múltiplas atividades culturais - e a Casa da Memória, centro que abriga a história da cidade. Será uma das âncoras do grande projeto de revitalização e redesenvolvimento do Setor Histórico para o usufruto de toda a população e de visitantes que tenham Curitiba como destino. A intervenção vai fortalecer a mobilidade ativa, com calçadas e estrutura cicloviária integradas a um sistema de transporte renovado.

Tópicos relacionados

Mais notícias