Em Alta

Vale-creche deve ser aprovado nesta semana na Câmara de Curitiba

Mensagem do prefeito Eduardo Pimental tramita em regime de urgência

Vale-creche deve ser aprovado nesta semana na Câmara de Curitiba
Vale creche
CMC

A criação de um vale-creche em Curitiba volta a ser votado na Câmara de Vereadores de Curitiba nesta semana. Esse é o tema da primeira mensagem encaminhada pelo prefeito Eduardo Pimentel à Casa. A votação está marcada para a sessão desta terça-feira (11)

Em regime de urgência, o projeto de lei pretende criar o Programa Voucher Educacional Vale-Creche. A iniciativa deverá atender crianças de 0 a 3 anos de idade, “em caráter excepcional, que estejam na fila de espera, visando à ampliação da oferta de vagas” na Educação Infantil.

A urgência foi admitida pela Câmara de Curitiba, na sessão da última quarta (5), com 34 votos favoráveis e 2 contrários ao requerimento. Com pouco mais de uma hora de duração, o debate engajou a participação de 22 dos 38 vereadores. A maior parte dos parlamentares se manifestou em apoio à iniciativa. Os demais, em geral, não questionaram o mérito da proposta, mas levantaram questionamentos à sua execução, como ao valor que será destinado às famílias e à duração do programa. 

O regime de urgência de iniciativa do Legislativo acelera o trâmite dos projetos de lei. Aprovado o requerimento, as comissões têm até três dias úteis para se manifestarem sobre a proposta. Encerrado o prazo, a matéria é encaminhada à apreciação do plenário, independentemente dos pareceres dos colegiados temáticos, e tranca a ordem do dia.

A proposição chegou à Câmara de Curitiba na tarde da última segunda (3), mesmo dia em que o vale-creche já havia sido anunciado durante discurso de Pimentel aos vereadores. A ideia é que o voucher seja repassado aos pais ou responsáveis legais, a quem caberá escolher a creche privada e matricular a criança. O valor repassado, de acordo com a proposta de lei, será definido via decreto prefeitoral.  

Tópicos relacionados

Mais notícias