A que ponto chegamos

Claudio Nicolini comenta falta de interessados na licitação do transporte público de São José dos Campos

Blog Revestrés - Claudio Nicolini

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Claudio Nicolini comenta falta de interessados na licitação do transporte público de São José dos Campos
Claudio Nicolini comenta falta de interessados na licitação do transporte público de São José dos Campos
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos

Mesmo antes da pandemia, havia um dilema para as prefeituras: Equalizar as contas do transporte público com o advento dos aplicativos e novas tecnologias usadas pela população. As estatísticas mostram que mesmo com o aumento da população, o número de passageiros nos “bondões” que circulam por ai, só diminui.

A pandemia veio escancarar o problema, e já pipocaram nos noticiários paralisações por atrasos de salários, ajudas das prefeituras para “salvar” os contratos com as empresas e uma crise infindável. 

Em meio a tudo isso São José dos Campos promete um sistema inovador, com baixo custo para o povo e equilíbrio nas contas para empresas. 

Mas talvez para isso precise se tornar refém de um único grupo econômico na operação do sistema. Reaberta a licitação do segundo lote, a lei agora permite que quem ganhou o primeiro possa concorrer – e com isso ganhar – o segundo. Isso é Monopólio? Para o prefeito Felício Ramuth não.

A retórica vem de que há outras duas licitações do setor – para o serviço de gestão de dados e de gestão financeira e bilhetagem. Aliás, uma delas, para concessão do sistema de bilhete único, já deu vazia em primeira abertura. Logo estará de volta, como agora está o Lote dois da operação. Será que vem com novidades na forma?

São José dos Campos sofreu e muito com monopólio no transporte público. O ex-prefeito e atual deputado federal Eduardo Cury, sabe o quanto se desgastou pra fazer a nova licitação, que trouxe grupos distintos. 

Também chama a atenção as atuais empresas não se interessarem pela operação da licitação. Alegam pelos corredores que a conta não fecha. Será que fecha só para uma empresa do país? A que ponto chegamos....