Você é meu amigo ou é amigo da onça?

Claudio Nicolini comenta polêmica da FAB com Embraer após redução na encomenda do KC-390

Blog Revestrés - Claudio Nicolini

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Blog revestrés comenta decisão da FAB em reduzir a encomanda de KC-390 junto à Embraer
Blog revestrés comenta decisão da FAB em reduzir a encomanda de KC-390 junto à Embraer
Divulgação/Embraer

Um dos setores mais castigados pela pandemia, a aviação viu em 2021 a lenta retomada das atividades. Os aeroportos voltaram a ter filas de embarque, e em nossa região foi retomada a possibilidade de licitar o Aeroporto Joseense. Ah, o de Guaratinguetá quer se tornar referência no turismo religioso, e receber milhares de romeiros pelo ar.

A Embraer viu nos últimos meses o bico do avião levantar, com a retomada das compras comerciais, executivas e até mesmo de defesa. Ontem mesmo foi noticiado o início da montagem do primeiro cargueiro KC-390 que será entregue pra Hungria. Portugal também já comprou a novidade, que vem lotada de tecnologia.

O que a fabricante sediada em São José dos Campos (e não só lá, é verdade) não esperava, era um vento contrário em solo nacional. Mas não é que a FAB, nossa Força Aérea Brasileira, lança um artigo na manha desta sexta-feira, onde o Comandante explica razões da tentativa de um acordo para reduzir o contrato de compra no nosso país, de vinte e oito aeronaves para quinze?

Segundo o artigo, foram 6 meses de uma arrastada negociação, que pelo jeito não teve acordo. E a montadora promete procurar os direitos na justiça, caso o governo venha com sua caneta bic na mão. Governo que parece não estar nem aí  para a sinalização que isso representa para o mundo, para os empregos, para o país.

Se a montagem do KC-390 Milennium se dá em Gavião Peixoto, na região de Araraquara, a integração da empresa aponta para impacto em todas as unidades, inclusive em São José dos Campos. Vale lembrar que o trem de pouso da aeronave é feito na antiga ELEB, hoje Embraer Divisão de Equipamentos – EDE, no bairro Parque Industrial. Pra nós, resta torcer para que as próximas semanas nos tragam boas notícias das aviões comercial e executiva, que façam nesse momento de retomada, um equilíbrio de forças.

Da ação do atual Governo no setor, só consegui lembrar de um velho personagem das histórias em quadrinhos da lendária revista “O Cruzeiro”, maior sucesso do formato no país entre as décadas de 40 e 60 do século passado. O “amigo da onça”, com seu indefectível bigodinho, foi um personagem criado por Péricles Maranhão, que não perdia a chance de colocar seus parceiros em situações embaraçosas. Nesse momento de retomada, uma desnecessária turbulência.