Calibrando: as prévias nacionais do PSDB e o futuro dos tucanos de São José dos Campos

Claudio Nicolini reflete sobre a possível saída do prefeito Felicio Ramuth e do deputado federal Eduardo Cury do PSDB

Blog Revestrés - Claudio Nicolini

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Eduardo Cury e Felicio Ramuth podem deixar o PSDB, dependendo das prévias nacionais do partido
Eduardo Cury e Felicio Ramuth podem deixar o PSDB, dependendo das prévias nacionais do partido
Reprodução/Facebook Felicio Ramuth

Na política, cada passo pode ser rumo ao sucesso, ou um retumbante fracasso. Mais do que pneu de carro, é preciso estar calibrado com a realidade do eleitorado. O velho ditado popular nunca foi tão necessário: “É um olho peixe e outro no gato”. 

No mesmo dia em que o Governador de São Paulo João Dória pergunta no interior da Paraíba: “Quem aqui já foi pra Dubai?” e vira meme na internet, os tucanos joseenses disparam nota oficial abraçando a candidatura de Eduardo Leite nas prévias nacionais do PSDB – hoje dividido entre Dória e o Governador gaúcho. 

De nada adiantaram verbas polpudas para a Linha Verde, presença em eventos recentes do governador Paulista… O prefeito Felicio, o deputado Eduardo Cury e o diretório da cidade dizem na nota que “um país não se constrói sozinho, mas sim com a participação de todos”. Entendeu cara pálida? Talvez a máquina não esteja bem calibrada. 

Não é segredo pra ninguém que os tucanos joseenses, capitaneados por Felício Ramuth, planejam uma grande debandada. Para eles, com a entrada de Dória, seria hora de bater a plumagem em outros terrenos. Ainda na nota, a pinta de que uma dúvida que se tinha foi desfeita: O deputado Eduardo Cury deve seguir o grupo. Principalmente se Doria for o nome vencedor das prévias. 

A convenção nacional pode unir, ou rachar de vez o que sobrou do partido que comandou a nação por 8 anos, mas já deixa claro que essa turma já bate asas. Muito provavelmente para o mesmo porto de Geraldo Alckmin. Se seguro, só o futuro pode dizer...