Casa nova - a mudança da Prefeitura, Câmara e Vara da Fazenda em Taubaté

Redação Band Vale

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Casa nova - a mudança da Prefeitura, Câmara e Vara da Fazenda em Taubaté
Casa nova - a mudança da Prefeitura, Câmara e Vara da Fazenda em Taubaté
Divulgação/Prefeitura de Taubaté

As férias em Portugal em pleno primeiro ano de mandato parecem ter feito bem ao prefeito de Taubaté, José Saud. O chefe do executivo, que tinha ficado recluso por meses, dando poucas declarações para a imprensa, resolveu sair da toca do Bom Conselho e com um anúncio substancial: a mudança do Paço Municipal.

Promessa da campanha do ano passado, a mudança foi comentada ainda em dezembro, antes mesmo de Saud assumir. O atual prédio é tombado como Monumento de Interesse Arquitetônico e Documental e integrante do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Taubaté. E ficou defasado!

Usar parte da área do estacionamento de ônibus da Rodoviária Nova foi um belo coelho tirado da cartola. E juntar no mesmo prédio a Câmara Municipal e a Vara da Fazenda traz divisão nos custos de manutenção, aproximação política e jurídica, e liberação de prédios importantes e em locais estratégicos. Ponto pra administração e pro prefeito, que tem distribuído entrevistas.

Mas não vamos esquecer da história de Taubaté. A Unitau anunciou a expectativa da venda de áreas e a construção de prédios mais modernos no Bom Conselho – Hoje usado para cursos ligados as ciências biológicas e medicina. O prédio hoje utilizado pelo Paço Municipal, se tornou próprio público em 1969, portanto há mais de meio século, e tem sua construção ainda no século XIX. História viva. Que seja mantido e restaurado!

Mas Taubaté merece uma prefeitura mais moderna e com acessibilidade, pronta para atender quem paga a conta – o povo. E que tenha sempre bons inquilinos, amém!