São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.
O Jornalismo da TV Bandvale convidou todos os prefeitos da região metropolitana para estarem ao vivo no programa Vale Urgente, que este que vos escreve apresenta de segunda a sexta, as 16 horas. Já recebemos cerca de 30, e uma coisa chama a atenção: As cidades não estão preparadas para as mudanças climáticas.
Tem chovido mais, e com maior precipitação em curtos espaços de tempo. Com isso, os problemas aumentam, já que as cidades não se prepararam para essa mudança.
Se as cidades pequenas da RMVale sofrem com estradas rurais e buracos que aparecem aqui e acolá, as grandes cidades tem vistos as enchentes retornarem, mesmo depois de obras estruturantes.
São José dos Campos por exemplo, viu na semana passada alagamento na região do Jardim Oswaldo Cruz mesmo depois das obras de galerias no início da Avenida Nelson D’ávila. A fundo do vale também encheu, e a explicação do prefeito Anderson Farias foi o represamento na passagem de água sob a Vila Guarany, na altura da avenida Sebastião Gualberto.
Taubaté viu nesse verão carros boiando na Via Dutra, próximo ao Colégio Monteiro Lobato, o Estadão. A cidade tem galerias antigas, sem manutenção, e está próximo de um colapso.
Sobram reclamações em estradas rurais, inclusive com caminhões que levam a produção parados em atoleiros criados pela falta de manutenção. E as cidades não tem máquinas e equipes suficientes para atender a demanda, e pelo jeito não se prepararam pra isso.
Se os municípios não entenderem as mudanças climáticas e se prepararem para elas, o futuro tende a ser mais caótico. É preciso mais gestão e menos desculpa, mais investimento e menos reclamação com São Pedro.