Peguei um “ITA” em São José dos Campos

Clássico de Dorival Caymmi inspira reflexão sobre transporte público em São José dos Campos

Redação Band Vale

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Em crise financeira, Itapemirim assumirá o transporte público em São José dos Campos
Em crise financeira, Itapemirim assumirá o transporte público em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC

O histórico do transporte público em São José dos Campos é cheio de lombadas e solavancos. A população ainda se lembra dos problemas causados pelo monopólio formado pelas empresas São Bento, Real e Capital do Vale. Eram veículos com poucas condições, atrasos e sujeira.

De peito aberto, contra muitos poderosos de então, o prefeito Eduardo Cury fez uma nova licitação e colocou 3 empresas distintas para operar na cidade. O resultado foi bom, o serviço melhorou, e depois passou a contar com tecnologia: Painéis eletrônicos e aplicativos.

Agora, com investimento milionário na Linha verde e VLP’s elétricos e modernos, a prefeitura refaz a licitação, atendendo os prazos e tem a mesma empresa vencendo os dois lotes de operação. A prefeitura alega que não há monopólio, pois outras empresas vão operar o sistema de bilhetagem e tecnologias, mas na realidade, a Itapemirim Group assume com a promessa de ônibus zero quilômetro e toda modernidade

Em meio a tudo isso, o braço aeroviário da empresa entra em recuperação judicial, deixa milhares de brasileiros “na mão”, e abre uma grande discussão na justiça. O que faz a prefeitura? Efeito avestruz: Se esconde e lança apenas uma simples nota pra imprensa, dizendo que “a empresa Itapemirim Group Ltda apresentou todas as garantias necessárias... Até o momento a empresa vem cumprindo todas as etapas previstas no edital de licitação.” e vamos pra 2022!

Não dá pra ficar aqui apenas “na torcida” por dias melhores no sistema de transporte. É preciso ação para evitar problemas futuros, de um grupo que não mostrou um mínimo de respeito em outros municípios onde já operou, e deixou prefeitura e povo na mão. Não preciso ser chef de cozinha para saber que existe “caroço nesse angu”.

É preciso olhar para o passado para entender e desenvolver o futuro. Peguei um Ita no norte, escrita por Dorival Caymmi na década de 40 do século passado já inspirou samba enredo campeão (Salgueiro 1993). Agora deixo trecho da letra para as autoridades, pra não falar que não avisei!

  • “Mamãe me deu conselhos 
  • Na hora de eu embarcar 
  • Meu filho ande direito 
  • Que é pra Deus lhe ajudar”