Política em Taubaté: Sobre reformas, construções, Cultura e Lobato

Claudio Nicolini analisa as últimas decisões do prefeito José Saud

Claudio Nicolini - Blog Revestrés

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Blog Revestrés fala sobre a política em Taubaté e as decisões de José Saud
Blog Revestrés fala sobre a política em Taubaté e as decisões de José Saud
Divulgação/Prefeitura de Taubaté

Não bastasse o verdadeiro trem da alegria no apagar das luzes de 2021, onde foram criados centenas de cargos, secretarias, e aumento de 60% para secretários, a prefeitura de Taubaté tenta implementar uma nova reforma administrativa. O que muda? Cargos, salários, comissionados e gastos com a folha de pagamento.

Da primeira vez, toda a Câmara assinou a mudança. Desta vez, uma vereadora e um coletivo se colocaram contrários. Mas já houve aprovação, e a turma do “amém” parece não estar preocupado com o que realmente muda. O que ninguém explicou até agora é porque vai ser feito esse “puxadinho” poucos meses depois da reforma do ano passado. 

E por maus conselheiros, por pouco Saud não entra numa confusão, com a possibilidade de perda de recursos com a extinção da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Voltar a pasta da Cultura como uma “edícula” da Educação na terra de Lobato, Mazzaropi, Hebe Camargo, Celi Campelo e tantos outros, parece piada pronta. O vídeo do prefeito nas redes sociais não foi suficiente pra convencer quem trabalha na área, e o jeito foi voltar atrás. 

Ah, não podemos esquecer que falamos da capital nacional da literatura infantil. E que estamos esperando ações culturais como as feiras literárias, festivais musicais e ações para a população. E tudo isso com muita cultura nas escolas (como assertivamente quer o prefeito), até porque, não falta orçamento carimbado para educação. 

Aliás, a pasta no final do ano passado desapropriou prédios e áreas, e a população ainda sofre com falta de vagas públicas. Nem mesmo uma pílula do célebre Dr. Caramujo, que fez Emília falar, dá jeito nessa história!