Quem se desloca, recebe. Quem pede, tem preferência

Claudio Nicolini avalia os movimentos políticos após saída de Felicio Ramuth do PSDB

Redação Band Vale

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Felicio Ramuth deixa o PSDB e muda para o PSD
Felicio Ramuth deixa o PSDB e muda para o PSD
Adenir Britto/PMSJC

Há 25 anos, em janeiro de 1997, o grupo político comandado por um engenheiro do ITA de 40 anos chegava ao poder em São José dos Campos. Era o início da hegemonia tucana, só interrompida por quatro anos de administração petista entre 2013 e 2016.

Emanuel Fernandes, Eduardo Cury e Felicio Ramuth. Esse último, em pleno segundo mandato, deixa o PSDB e vai para os braços de Gilberto Kassab, um dos mais competentes articuladores da atual política nacional, e presidente do PSD.

A mudança não é novidade pra ninguém que acompanha de perto a política joseense. Há meses se sabia que era questão de tempo e legenda a saída de Ramuth do ninho tucano, que pode ter sufocado as pretensões da liderança joseense. Felicio desembarca no PSD com “pompa e circunstância”, e o sonho de ter a legenda de candidato ao Governo de SP. No PSDB, todos sabem que o nome será Rodrigo Garcia.

A liderança de João Doria afastou nomes históricos do partido. Inicialmente, Felicio iria com a trupe Alckimista, mas com a possibilidade real do ex-governador ser vice de Lula, tudo foi por água abaixo. Ninguém imagina Felício, Alckimin, Lula e Carlinhos Almeida no mesmo palanque em São José dos Campos. Stanislaw Ponte Preta, de onde estiver, faria um Samba do Criolo Doido Volume 2.

Mas e 2022? Se o prefeito for candidato ao Governo, deixa a prefeitura no início de Abril. Assume o vice, Anderson Farias, novo presidente do PSD joseense. Ao vencedor, as batatas, mas se não vencer? Se não sair candidato? Ai é manter o rumo na tentativa de eleger Andersom em 2024, e partir para novos rumos. O time já conta com Sérgio Theodoro, Mário Domingues de Moraes, Jhonis Santos e Dolores Pino, a Lola.

Entre as dúvidas: O deputado federal Eduardo Cury vai pro PSD em Março, na janela partidária? O prefeito de Jacareí Izaías Santana também muda de canoa? Qual a força que o PSD terá na RMVale (onde já comanda as prefeituras de Cruzeiro e Monteiro Lobato? )Até quando Sérgio Theodoro segue na Agenvale, já que será vice-presidente do PSD de São José dos Campos?

Entre as certezas: O vereador José Luís, único eleito pela sigla em 2020 se fortalece. Ele mesmo, que após ser candidato a vice na chapa tucana encabeçada por Alexandre Blanco em 2012, foi secretário do trabalho no Governo Carlinhos Almeida, do PT. Já Renata Paiva, que foi candidata a prefeita pelo PSD em 2020 e ficou em quarto lugar, parece mesmo que caiu nos braços de Morfeu. O ano promete!