São José dos Campos: Capital do avião e da política Bandeirante

Claudio Nicolini debate a relevância de São José dos Campos nas eleições de 2022

Redação Band Vale

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Avião do Parque Santos Dumont, em São José dos Campos
Avião do Parque Santos Dumont, em São José dos Campos
Divulgação/PMSJC

Desde outubro, São José dos Campos ganhou o status de Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião. Nada mais justo por toda a contribuição dada ao setor pelos desbravadores do CTA, ITA e Embraer. A lei, sancionada pelo Governador João Dória, foi apresentada pela deputada Letícia Aguiar.

Com o slogan “filha do Bolsonaro”, Letícia se elegeu deputada, já enfrentou acusações de rachadinha de salário com aliado político, mas chega querendo voar alto na reeleição: Deverá dobrar com o Ministro-Astronauta Marcos Pontes, pré-candidato a Deputado Federal. Resta saber agora pra qual partido Letícia deve se mudar, já que não vai ficar no rachado e desidratado PSL, que virou União Brasil.

Mas São José dos Campos parece querer mais, ser também a Capital Política do interior de São Paulo. Felício Ramuth, o quase ex-prefeito, já se mostra encantado pelo canto da sereia, e deve mesmo encarar a candidatura ao Governo com as bênçãos de Gilberto Kassab no PSD. E a cidade deve ter dois candidatos ao Governo votando por aqui.

Tarcísio de Freitas mudou seu domicílio eleitoral pras terras Joseenses, e falta pouco pra ouvir a “Corneta do Stellet” ou aparecer admirando a beleza do banhado. Não se sabe até onde pode tirar parte do leitinho das crianças que deixaram o ninho tucano para nova aventura – E que rachou o principal grupo político da cidade dos últimos 25 anos. Mesmo assim, o velho ditado segue ativo: Dois bicudos não se beijam!

Enquanto isso, a terra que consagrou Ozires Silva, comandante Montenegro e Sérgio Weiss (porque ninguém é de ferro) quer voar alto de uma forma ou de outra, pela política bandeirante. Só não sabemos se com o sucesso do antigo modelo da Embraer.