Lucas Sanseverino é radialista e ator. Começou na TV Band Vale apresentando o Republica 103.9, projeto que por 4 anos foi exibido aos sábados. Desde 2012, apresenta o Falando Nisso, de segunda a sexta, trazendo assuntos do cotidiano. Aos sábados, desde 2020, comanda o programa Manhã na Band, com muita culinária e conversa em volta de uma mesa de café da manhã.
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego caiu para 8% no segundo trimestre de 2023, o que seria o menor patamar em 9 anos. Um número que anima, mas não responde ainda a necessidade de milhares de brasileiros que procuram uma oportunidade no mercado de trabalho.
Muitas vezes precisamos fazer acontecer, e não falo aqui sobre o empreendedorismo, que também tem sido a resposta de muitos. Digo aqui sermos estratégicos, criar caminhos para alcançar as oportunidades disponíveis. Será que temos como traçar essa conquista que nos leve as vagas disponíveis?
Conversei com a Karla Klarinda que é estrategista em recolocação de profissionais, para nos ajudar a desenhar esse mapa para encontrarmos esse “grande tesouro”.
LUCAS SANSEVERINO: Está faltando emprego ou qualificação?
KARLA KLARINDA: Atualmente, o mercado de trabalho enfrenta um alto índice de desemprego devido à falta de vagas, que também é causado principalmente pela falta de qualificações e mão de obra especializada. Consequentemente, existem diversas vagas disponíveis em empresas que não estão sendo preenchidas devido à falta de formação adequada dos profissionais.
LUCAS SANSEVERINO: Na hora de montar um currículo o que não pode faltar e o que precisa ser retirado?
KARLA KLARINDA: O currículo é, de fato, a primeira apresentação do profissional e deve ser um resumo claro e sucinto da sua vida profissional. O recrutador leva 30 segundos para fazer sua análise.
As principais informações que devem constar no currículo são:
• Nome completo, telefone e e-mail atualizado;
• Formação acadêmica (escolaridade, cursos, graduações, com datas de início, termino e ou conclusão);
• Experiência profissional (empregos anteriores, estágios relevantes, sempre com as datas;
• Habilidades e competências relevantes para a vaga pretendida
• Idiomas que domina (se aplicável)
• Outras informações relevantes, como certificações ou prêmios.
Informações que não devem constar no currículo são:
• Informações pessoais: RH, CPF...
• Experiências sem relevância;
• Hobbies;
• Fotos;
• Objetivos Vagos.
É importante organizar o currículo de forma clara e ordenada, destacando informações relevantes para a vaga que se está aplicando. O objetivo é chamar a atenção do recrutador e despertar o interesse em conhecê-lo melhor em uma entrevista.
LUCAS SANSEVERINO: Em uma entrevista de emprego, como o candidato pode se destacar?
KARLA KLARINDA: Em uma entrevista de emprego, os candidatos podem se destacar de várias maneiras para aumentar suas chances de serem selecionados para a vaga. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar. Pesquise sobre a empresa, prepare- se para perguntas comuns, destaque suas conquistas, mostre entusiasmo, faça perguntas relevantes e inerentes, certifique que as suas vestimentas, maquiagem estejam apropriadas para o momento. Bem como é importante você também se cadastrar no site da empresa, caso a mesma tenha o campo trabalhe conosco.
LUCAS SANSEVERINO: Cursos livres, mesmo que online, podem agregar valor ao meu currículo?
KARLA KLARINDA: Sim, cursos livres, mesmo que online, podem agregar valor ao seu currículo, especialmente se forem relevantes para a área em que você deseja trabalhar, pois demostram flexibilidade e autodisciplina sem contar o valor agregado em um aprendizado novo. Muitos deles oferecem até certificação. Sugiro também os profissionais a darem valor ao curso técnico, pois ele abre portas para uma oportunidade no mercado e o investimento é baixo e curta duração.
LUCAS SANSEVERINO: Para quem é 40+ e sente o mercado mais difícil, o que fazer?
KARLA KLARINDA: Para se recolocar no mercado de trabalho depois dos 40 anos é preciso que você avalie se prefere continuar atuando na mesma área que trabalhou nos últimos anos ou deseja partir para algo novo. Dessa forma você terá um “norte” para seguir e poderá se preparar melhor para participar dos processos seletivos, algumas dicas importantes e continuar buscando conhecimento na área de atuação, atualizar networking, cadastre seu cv nas plataformas de empregabilidade, organize seu material estratégico. Inclusive, analisar o cenário e enxergar a possibilidade de ser consultor, invés de CLT.
LUCAS SANSEVERINO: Pessoas que buscam recomeçar numa nova função e área no mercado de trabalho, como planejar essa mudança?
KARLA KLARINDA: Para iniciar uma transição de carreira bem-sucedida, comece por realizar uma autoavaliação profunda para identificar seus interesses. Em seguida, dedique tempo à pesquisa sobre a nova área que pretende ingressar. Identifique as habilidades que você já possui com base nas descobertas da sua pesquisa e autoavaliação, comprometa-se a investir em educação e capacitação, buscando adquirir as habilidades necessárias para atuar na nova área, participe de trabalhos voluntários ou estágios relacionados, a fim de ganhar experiência prática e expandir sua rede de contatos. Além disso, reformule seu currículo e perfil no LinkedIn, destacando suas conquistas e habilidades transferíveis que estejam alinhadas com os objetivos da nova carreira. Mostre como sua experiência anterior pode contribuir positivamente para o sucesso na nova área. Lembre-se de que a transição de carreira requer determinação e perseverança. Disponibilizo de forma GRATUITA a listagem das agências de emprego daqui da nossa região do VALE DO PARAÍBA-SP e SP.
Coloco links também: modelo de currículo e grupo de vagas.
Site de agências de emprego: https://conteudo.plugajobs.app/agencias-vale
Modelo de currículo: https://conteudo.plugajobs.app/curriculo
Grupos de WhatsApp: https://plugajobs.app/querofazerparte