O São José EC está de volta ao cenário nacional após mais de duas décadas. A conquista veio após a final da Copa Paulista neste ano, onde a Águia ficou com o vice-campeonato. A decisão aconteceu após a Portuguesa Santista, campeã da competição, optar pela disputa da Copa do Brasil. Sendo assim, o São José ficou a vaga assegurada para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Este era o planejamento da Águia desde o início da competição, já que a Série D dá a oportunidade de um calendário cheio ao longo do segundo semestre, com a disputa de, no mínimo, 14 partidas. O São José tornou-se SAF, e a ideia do Grupo Oscar, que gerencia o clube, é de subir nas divisões estaduais e nacionais nos próximos anos. Ambas metas já começaram a serem atingidas nesta temporada, com o acesso à Série A2 do Paulista e a vaga na Série D.
O São José volta a uma competição nacional após mais de duas décadas. A última disputa havia sido em 2000, na Copa João Avalange, mas a campanha não deixou saudades, com o penúltimo lugar geral.
Ainda sem data de início, a Série D historicamente começa logo após os estaduais, no fim do primeiro semestre. Para a edição de 2024, 63 dos 64 clubes já são conhecidos, com a última vaga restante vinda do Maranhão, pela Copa FMF.
A Série D contará com 64 clubes, que se classificaram através dos campeonatos estaduais e por outros torneios realizados por cada uma das 27 federações estaduais. As equipes serão divididas em oito chaves regionalizadas, com oito times cada, em jogos de ida e volta. As quatro melhores de cada grupo se classificam à segunda fase, onde começam as eliminatórias.