A técnica Pia Sundhage convocou nesta terça-feira a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Feminina, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia. A lista de 23 jogadoras, com mais três suplentes para eventuais mudanças em caso de lesão, foi anunciada na sede da CBF, no Rio de Janeiro (Veja a seguir).
Entre as convocadas por Pia Sundhage estão três jogadoras que tiveram passagens pelo time feminino de São José: Andressa Alves (Roma), Debinha (Kansas City Current) e Letícia Izidoro (Corinthians).
Debinha teve um curto período de empréstimo entre novembro e dezembro de 2014, durante a tentativa bem-sucedida do clube de vencer a Copa Libertadores Feminina e o Campeonato Internacional Feminino naquele ano. Ela voltou para a Noruega no início de 2015.
Já Andressa Alves foi contratada pelo São José em 8 de novembro de 2013, e ganhou o título da Copa Libertadores Feminina em 2014 e da Copa do Brasil em 2013.
Letícia Izidoro ganhou três títulos enquanto jogava pelo time feminino da Águia do Vale no ano de 2014. Ela conquistou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes. Atualmente ela defende o time paulista Corinthians.
Convocação para a Copa do Mundo Feminina
GOLEIRAS
- Bárbara (Flamengo)
- Camila (Santos)
- Letícia Izidoro (Corinthians)
LATERAIS
- Antônia (Levante)
- Bruninha (Gotham FC)
- Tamires (Corinthians)
ZAGUEIRAS
- Kathellen (Real Madrid)
- Lauren (Madrid CFF)
- Mônica Hickman (Madrid CFF)
- Rafaelle (sem clube)
MEIO-CAMPISTAS
- Adriana (Orlando Pride)
- Ana Vitória (Benfica)
- Andressa Alves (Roma)
- Ary Borges (Racing Louisville)
- Duda Sampaio (Corinthians)
- Luana (Corinthians)
ATACANTES
- Bia Zaneratto (Palmeiras)
- Debinha (Kansas City Current)
- Gabi Nunes (Madri CFF)
- Geyse (Barcelona)
- Kerolin (North Carolina Courage)
- Marta (Orlando Pride)
- Nicole (Benfica)
SUPLENTES
- Aline (Ferroviária)
- Angelina (OL Reign)
- Tainara (Bayern de Munique)
Ausência de Cristiane
Nas redes sociais, muitos torcedores ficaram revoltados com a ausência da atacante Cristiane, jogadora atualmente do Santos, que teve passagem pelo São José nos anos de 2008 e 2012.
A grande discussão e revolta com a não convocação da atacante foi pelo fato de Cris ser uma das atletas mais experientes, ao lado de Marta, da seleção brasileira.
Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tornou-se a maior artilheira do futebol em Jogos Olímpicos, independente de gênero, com a marca de 14 gols.
Jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023
O Brasil está no Grupo F da Copa do Mundo e estreará no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, jogará contra a França, dia 29, em Brisbane, e Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne.