Faltando pouco mais de um mês para 12 de Outubro, os devotos de Nossa Senhora Aparecida já iniciaram as peregrinações até o Santuário Nacional. Quem conta é a repórter Carol Corrêa, do Band Cidade.
Entre os peregrinos, está o cirurgião dentista Luís Mesquita, que passou quatro dias pedalando de Água Santa até o Santuário Nacional de Aparecida. Ele integrava um grupo de ciclistas que percorreu mais de 300 quilômetros.
“O caminho é bem difícil. É superação pura, pura mesmo”, afirma.
Outra romaria que chegou em Aparecida, neste 7 de setembro, foi do grupo de amigos de Pouso Alegre-MG. Eles caminharam por cerca de quatro dias e percorreram mais de 160 quilômetros, até chegar em Aparecida.
“No primeiro, eu vim meio no susto e eu sofri muito. Nos outros anos, eu me preparo o ano inteiro. Venho mais para agradecer mesmo. Pela minha família e pelo meu comércio”, diz.
A expectativa quanto ao número de romeiros que viajarão até Aparecida no final deste ano é alta. Isto, porque em 2020, a Festa de 12 de Outubro foi fechada ao público devido à pandemia do coronavírus. Neste ano, já está confirmada a presença de fiéis. (confira a programação)
Um termômetro foi o feriado prolongado de 7 de Setembro, já que durante os quatro dias, o movimento foi maior do que o esperado.
“Por esses dias, já estamos esperando como será a grande festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Porque o movimento foi intenso. 12 de Outubro também será prolongado, pois acontecerá em uma terça-feira”, explica o padre Helder José, prefeito de igreja.
Com isso, cresce também o movimento de romeiros na Via Dutra, principal rodovia do país. No ano passado, a concessionária que administra a Nova Dutra registrou queda de 36% no número de pessoas caminhando pela rodovia, em relação a 2019.
Para quem pretende fazer peregrinações rumo ao Santuário Nacional, o inspetor Flávio Caturcci, da PRF, relembra os seguintes cuidados:
- Evite andar em grandes grupos
- Ande sempre em fila indiana
- Fique o mais afastado possível da faixa de rolamento
- Use roupas claras
- Caminhe sempre no sentido contrário ao trânsito
- Tenha em mãos o telefone da Nova Dutra e da PRF