12 de Outubro: Romeiros iniciam peregrinações rumo ao Santuário Nacional de Aparecida

Movimento no feriado de 7 de Setembro foi superior ao esperado pela administração do Santuário

Redação Band Vale, com Band Cidade

Faltando pouco mais de um mês para 12 de Outubro, os devotos de Nossa Senhora Aparecida já iniciaram as peregrinações até o Santuário Nacional. Quem conta é a repórter Carol Corrêa, do Band Cidade.

Entre os peregrinos, está o cirurgião dentista Luís Mesquita, que passou quatro dias pedalando de Água Santa até o Santuário Nacional de Aparecida. Ele integrava um grupo de ciclistas que percorreu mais de 300 quilômetros.

“O caminho é bem difícil. É superação pura, pura mesmo”, afirma.

Outra romaria que chegou em Aparecida, neste 7 de setembro, foi do grupo de amigos de Pouso Alegre-MG. Eles caminharam por cerca de quatro dias e percorreram mais de 160 quilômetros, até chegar em Aparecida. 

“No primeiro, eu vim meio no susto e eu sofri muito. Nos outros anos, eu me preparo o ano inteiro. Venho mais para agradecer mesmo. Pela minha família e pelo meu comércio”, diz.

A expectativa quanto ao número de romeiros que viajarão até Aparecida no final deste ano é alta. Isto, porque em 2020, a Festa de 12 de Outubro foi fechada ao público devido à pandemia do coronavírus. Neste ano, já está confirmada a presença de fiéis. (confira a programação)

Um termômetro foi o feriado prolongado de 7 de Setembro, já que durante os quatro dias, o movimento foi maior do que o esperado.

“Por esses dias, já estamos esperando como será a grande festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Porque o movimento foi intenso. 12 de Outubro também será prolongado, pois acontecerá em uma terça-feira”, explica o padre Helder José, prefeito de igreja.

Com isso, cresce também o movimento de romeiros na Via Dutra, principal rodovia do país.  No ano passado, a concessionária que administra a Nova Dutra registrou queda de 36% no número de pessoas caminhando pela rodovia, em relação a 2019. 

Para quem pretende fazer peregrinações rumo ao Santuário Nacional, o inspetor Flávio Caturcci, da PRF, relembra os seguintes cuidados:

  • Evite andar em grandes grupos
  • Ande sempre em fila indiana
  • Fique o mais afastado possível da faixa de rolamento
  • Use roupas claras
  • Caminhe sempre no sentido contrário ao trânsito
  • Tenha em mãos o telefone da Nova Dutra e da PRF

Mais notícias

Carregar mais