Segundo o balanço divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 224 presos não retornaram aos presídios do Vale do Paraíba, após a primeira saidinha temporária do ano. O prazo para o retorno era até às 18h da última segunda-feira (18).
No Vale do Paraíba, o Poder Judiciário autorizou a saída de 3.417 presidiários no dia 12 de março até o dia 18 do mesmo mês. Um projeto para acabar com esse benefício foi aprovado pelo Senado, mas ainda ele precisa ser votado na Câmara para poder virar lei.
Dentre os detentos liberados para a saidinha estão nomes conhecidos, como Alexandre Nardoni, Lindemberg Alves, Gil Rugai e Christian Cravinhos.
De acordo com a SAP, em Caraguatatuba 74 presos foram liberados e entre eles dois não retornaram. Em Potim saíram 237 e 36 não retornaram. Em Tremembé saíram 2.921 e 185 não retornaram e em São José dos Campos saíram 53 e apenas um não retornou.
Quando o preso não retorna à unidade prisional, ele é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, voltando ao regime fechado.