Band Vale

Adélia Nicolete apresenta "Manto da Transição" em São José dos Campos e Taubaté

Publicação entrelaça a experiência da autora como mãe de um homem trans alinhavado com relatos de outras mães

Redação Band Vale

Adélia Nicolete e a obra que escreveu
Adélia Nicolete e a obra que escreveu
Divulgação

No próximo dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h30, o Teatro Marcelo Denny será palco de um evento marcante para a literatura e as artes visuais: o lançamento do livro "Manto da Transição: Narrativas Escritas e Bordadas por uma Mãe de Trans", pela escritora e dramaturga Adélia Nicolete. A obra também será lançada em Taubaté, neste sábado 06. 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Esta obra, que se propõe a mergulhar profundamente na interseção entre literatura, artes visuais e experiências pessoais, apresenta uma perspectiva única sobre a transição de gênero através do olhar materno. Adélia, mãe de um homem trans, compartilha sua jornada íntima, entrelaçando-a com relatos de outras mães que enfrentam desafios semelhantes.

O livro, concebido a partir de um diário, é uma delicada tapeçaria de emoções, registrando os altos e baixos, medos e celebrações, desafios e conquistas do processo materno frente à transição de gênero. Cada palavra é cuidadosamente costurada pela escrita poética da autora, proporcionando uma leitura envolvente e emocionante.

Em 2014, quando seu filho Bernardo iniciou sua transição, Adélia encontrou no diário um refúgio para expressar suas emoções mais profundas. Guardando não apenas os registros escritos, mas também peças de roupas carregadas de memória afetiva, a autora sentiu a necessidade de ressignificar essas vestimentas através do bordado, dando origem ao projeto "Manto da Transição".

A autora destaca a importância de sua jornada pessoal transcender os limites familiares, ampliando-se por meio deste livro e de uma exposição. "Foi uma longa jornada desde o início da transição e é muito gratificante ver que o processo não ficou restrito à família", afirma Adélia Nicolete. Ela expressa sua esperança de que o projeto, graças ao apoio da lei de incentivo cultural ProAc Editais - 40/2022 – Cidadania/Cultura LGBTQIA+, do Governo do Estado de São Paulo, alcance muitas pessoas e traga visibilidade à pauta transmasculina.

Além das narrativas maternas, que foram construídas a partir de entrevistas, conversas transmitidas pelo Instagram e extensa pesquisa, o livro também apresenta uma segunda parte dedicada aos bordados das vestimentas. Inspirados por artistas visuais como Arthur Bispo do Rosário, Leonilson, Zuzu Angel e Louise Bourgeois, esses bordados conferem ao projeto uma inspiração estética, histórica e política única.

Sobre a autora

Artista-educadora, dramaturga e escritora, Adélia Nicolete é mestre em Artes pela ECA/USP, com a dissertação "Da cena ao texto: dramaturgia em processo colaborativo", e doutora em Artes com a tese "Ateliês de dramaturgia: práticas de escrita a partir da integração artes-visuais - texto - cena". Além disso, é professora do curso de Pós-graduação em Artes-manuais para a educação e de Artes-manuais para terapias na Casa Tombada/Facom/Nina Veiga Ateliê.

Como dramaturga convidada da Coletiva teatral Pontos de Fiandeiras, em Santo André, desenvolveu duas obras destacando a atuação feminina na formação e no desenvolvimento regional. Entre os livros publicados, destacam-se "Ponto segredo e Ponto corrente – a presença feminina no teatro do ABC Paulista" e "Luís Alberto de Abreu – um teatro de pesquisa" (Org.), publicado pela Editora Perspectiva em 2011.

A escritora assinou prefácios de diversas obras de pesquisa e ficção, entre elas “Por Elise” e “Mata teu pai”, de Grace Passô ; “A encomenda” e “Caixão de vidro”, de Heloísa Cardoso; "Retratos" de Helô Beraldo (Baleia Livros, 2021) e "Mulheres que me habitam" de Claudia Jordão (Alpharrabio Edições, 2021). Seus ateliês de escrita percorreram, entre outros espaços, diversas unidades do Sesc pelo país.

No campo da curadoria, destacam-se a coordenação de III Ciclos de Estudos da Dramaturgia Contemporânea na região do ABC e a curadoria do projeto Dramaturgia em Foco em São José dos Campos. 

Serviço

Local: Espaço Cultural Casarinho – R. Mal. Artur da Costa e Silva, 566 - Centro, Taubaté - SP, 12010-490

Data: 06/10. Sábado, às 17h

Local: Teatro Marcelo Denny – R. Elisa Costa Santos, 154 - Jardim São Dimas, São José dos Campos – SP.

Data: 10/04. Quarta-feira, às 19h30.

Instagram do projeto: @manto_da_transicao

Tópicos relacionados