O número de brasileiros que solicitam a cidadania italiana aumenta a cada ano. Em 2023, o Consulado Geral da Itália, em São Paulo, registrou 33.643 passaportes italianos emitidos por brasileiros.
O aumento foi de 25% em relação ao ano anterior, mas existem alguns riscos no caminho para quem inicia a busca pelo direito: o processo por vias extrajudiciais pode trazer transtornos.
Um dos meios para o reconhecimento da cidadania é residir, ainda que temporariamente, no país europeu. Essa alternativa atraiu muitos brasileiros que têm direito de sangue à cidadania e que não desejavam aguardar anos de demora junto aos consulados italianos que operam no Brasil.
Contudo, essa opção não é a mais indicada por especialistas no assunto: envolve mais custos, viagens e tem o risco de ter seu reconhecimento cancelado futuramente, como já aconteceu nos últimos anos.
O alerta é da advogada Renata Castelo Branco. Segundo ela, o processo pela via judicial traz uma série de vantagens: pode ser realizado integralmente no Brasil, evita longas filas nos consulados em território brasileiro, e é mais econômico do que pela via administrativa, pois é possível incluir diversas pessoas da mesma família no pedido e diluir os honorários e taxas.
O interesse da advogada pelo assunto surgiu com uma motivação pessoal após sofrer um assalto com seu filho de apenas seis meses e pensar em se mudar do Brasil. Assim, ela começou a pesquisar a origem italiana e se dedicar exclusivamente à advocacia para atender clientes que desejam solicitar cidadania italiana e também portuguesa.
Hoje, o seu escritório Renata Castelo Branco - Sociedade de Advogados, já encaminhou milhares de pedidos com sucesso.
"O nosso foco foi construir uma equipe que possui profissionais na Itália, Portugal e Brasil capazes de fazer todo o processo do início ao fim, por isso, tratamos cada cliente como uma família e comemoramos a vitória deles com o reconhecimento da dupla nacionalidade", destaca Renata.
A assessoria prestada pela empresa inclui desde a pesquisa genealógica e busca de certidões até a tradução dos documentos.
Segundo a advogada, há cada vez mais escândalos de brasileiros que cometem crimes de falsa residência sem saber ou que são mal orientados por empresas envolvidas em crimes de corrupção na Itália, por isso é importante procurar escritórios reconhecidos.
Quem se interessa pelo processo da cidadania italiana ou portuguesa pode acessar https://advocaciacastelobranco.com.br ou acompanhar o Instagram @castelobrancocidadania e também o perfil da advogada @renata_castelo_branco.