Você já deu uma olhada na Agenda 2030? Não, não se trata de um local de anotações e compromissos. A ONU (Organização das Nações Unidas) criou a Agenda 2030, que nada mais é do que uma forma de organizar e mirar a melhoria de vários problemas do mundo todo, incluindo nosso país. Dentro da agenda, existem 17 metas que traçadas para o desenvolvimento do mundo em diferentes aspectos. Estas metas e ações tem como prazo o ano de 2030. Uma das possibilidades é que, a cada ano, podemos comparar como está a situação de cada cidade da nossa região na internet por meio de institutos de pesquisa.
ODS’s: o que são?
Bom, como já falamos, são 17 “objetivos” de Desenvolvimento Sustentável (as ODS’s). São eles:
1. Erradicação da pobreza
2. Fome zero e agricultura sustentável
3. Saúde e bem-estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
6. Água limpa e saneamento
7. Energia limpa e acessível
8. Trabalho de decente e crescimento econômico
9. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Esses objetivos são quantificados em números por meio de institutos de pesquisa em vários lugares do mundo. No Brasil, por exemplo, o acompanhamento de como está o andamento dos objetivos é feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, mas você pode acompanhar mundialmente por outros institutos como o “Our World in Data”.
Algumas cidades do Vale do Paraíba já estão com um melhor índice no instituto: São Bento do Sapucaí, Silveiras e São José dos Campos, que se encontra em 96º.
Práticas Sustentáveis no Vale do Paraíba:
Aqui no Vale, existem algumas organizações e instituições que representam nossa região na questão de proteção ao meio ambiente. Entre essas ações, está o Projeto Rio Vivo, que tem parceria com o Grupo Band Vale e o Instituto Regeneração Global e organiza várias atividades mensais, seguindo a linha da educação ambiental.
O “Rio Vivo” é focado na valorização dos rios e das águas do Vale do Paraíba. As atividades são realizadas em diversos locais e setores da nossa região, podendo ser desde uma atividade nas escolas, até mesmo plantio de novas árvores ou um saneamento rural.
Para se ter uma ideia da intenção do projeto, no ano passado, foi realizado um evento para introdução dessas iniciativas para 2024. Você pode acessar a reportagem completa sobre essa iniciativa em https://www.band.uol.com.br/band-vale/noticias/pre-lancamento-do-projeto-rio-vivo-e-realizado-em-sao-jose-dos-campos-16643589.
Por Yves Romano
Estagiário* - projeto sob a supervisão de Nelson Gazolla - MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini