Para reduzir a incidência de aglomerações nos imóveis alugados pela plataforma, o Airbnb criou o Canal de Apoio ao Vizinho. O objetivo é facilitar a comunicação para denúncias de irregularidades contra as normas de isolamento social sejam feitas e medidas sejam tomadas para sanar o problema.
O programa já foi adotado em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia.
Flávia Matos, diretora de relações governamentais do Airbnb na América Latina
“A gente se preocupou com todas as comunidades em que a gente está. Então faz sentido ter um espaço em que a comunidade possa se manifestar. A partir da condição em que a gente está no Brasil, das iniciativas para contenção do vírus, a gente tem interlocução com muitos municípios, que têm medo do impacto que os aluguéis possam gerar para eles”, diz Flávia Matos, diretora de relações governamentais do Airbnb na América Latina.
Em São Sebastião, por exemplo, durante o período dos feriados antecipados pela cidade de São Paulo, os hóspedes que alugaram imóveis na plataforma tiveram que levar um comprovante de que fizeram teste de Covid-19 e que o resultado foi negativo.
O canal de acesso funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias podem ser feitas no site da plataforma.
Apesar da nova ferramenta, Flavia Matos afirma que o número de denúncias de aglomeração em imóveis alugados pela plataforma é de 0,086%, já que há outras formas de assegurar que as políticas de segurança do Airbnb sejam seguidas.
“Essa situação requer respostas ágeis. A gente tem as nossas medidas restritivas. Por protocolo, a gente não faz o acionamento direto das autoridades de fiscalização. Mas a gente toma as nossas providências internas. O anfitrião e o hóspede podem ser banidos da plataforma. Se houver conivência, o anfitrião pode ser punido sim”, explica.