Band Vale

ALTA NO DÓLAR: RM Vale tem queda na procura por viagens internacionais

Instabilidade da moeda norte-americana é reflexo do cenário econômico dos Estados Unidos, que sofre com a alta da inflação

Redação Band Vale

A alta da inflação também atinge também o Brasil
A alta da inflação também atinge também o Brasil
Reuters/Direitos Reservados

O valor do dólar já oscilou pelo menos quatro vezes de forma significativa nesta semana. Essa instabilidade da moeda norte-americana é reflexo do cenário econômico dos Estados Unidos, que sofre com a alta da inflação, que atinge também o Brasil.

Um dos setores que mais sente essas mudanças é o de viagens. Fica um pouco difícil se planejar para viajar ao exterior, já que disparidade do câmbio é muito alta.

Na RM Vale , uma agência de turismo de Taubaté já percebe a preferência das pessoas por lugares nacionais. A alta no valor das passagens aéreas é uma dificuldade, mas o diretor Fábio Vilaça comenta que a procura por pacotes tem crescido cada vez mais.

“No meio do ano para cá, essa demanda reprimida dessa necessidade de viagem começou a acontecer fortemente. A flexibilidade em relação a pandemia propiciaram o desejo de viagem na grande maioria das pessoas e não está sendo diferente de lá pra cá, as pessoas estão realmente procurando os melhores valores e buscando passear um pouco para retomar as atividades normais depois da pandemia.”

E por falar em viagem nacional, o gerente comercial Luiz  Claudio Damasceno, já está com data marcada para passear com a família em Gramado. 

Do ponto de vista do Luiz, viajar dentro do país é vantajoso em diversos pontos, desde econômico até conhecer a própria cultura.

“O financeiro é muito importante na vida das pessoas. A gente se planeja para poder viajar com segurança financeiramente falando. O dólar, com a alta que está, a gente tem tanta coisa boa no pais para conhecer, e as pessoas ficam viajando para fora. Acho que a gente tem que conhecer a maravilha que é o nosso país.”

E para tentar combater e driblar essa alta do dólar, o economista Guaraci Lima dá algumas dicas de como o brasileiro pode agir na hora de fazer uma viagem.

“A paridade de 5 para 1 não é barato, a viagem do brasileiro para os EUA, a pessoa tem que pensar muito bem, porque ela vai comprar em dólar, pagar em dólar, mas com vendas em reais. Então, ela tem que fazer essa conta, não é uma paridade tão baixa como já tivemos em outros momentos. A dica para esse pessoal é dentro do possível evitar o uso de cartão de credito, porque você vai pagar em cima do cambio de quando fechar a fatura, e não no dia que você realizar a compra.”