Band Vale

Aniversário de Pindamonhangaba: programa especial da Band Vale sobre os 316 anos da cidade

Pinda comemora 316 anos de sua emancipação política neste sábado, 10 de julho

Redação Band Vale

Pindamonhangaba tem o privilégio de manter um raro acervo de prédios centenários preservados que continuam de pé e contam a história da cidade, que completa 316 anos de sua emancipação neste sábado (10), além do próprio Vale do Paraíba. 

São locais como este, o palacete Visconde das Palmeiras, na região central, onde funciona atualmente o museu pedagógico Dom Pedro Primeiro, que remetem ao período de ouro do café e permitem às novas gerações imaginar como era a Pindamonhangaba do passado. 

Percorrer os corredores e cômodos do casarão nos leva a uma viagem. Conhecer Pindamonhangaba é visitar um museu a céu a aberto que reverencia a história e preserva o passado na manutenção do incomparável conjunto arquitetônico.

Os planos pra preservar a Pindamonhangaba do passado caminham na companhia dos projetos pensados para o futuro da cidade. Pra enfrentar os problemas atuais, com a segurança pública, novos olhos monitoram o município: são 700 câmeras instaladas em várias regiões, que observam, registram e inibem a violência.

Os trabalhos de zeladoria também deixaram a cidade mais bonita. Quem chega, se sente em casa, e quem vive aqui garante que aqui garante que a qualidade de vida melhorou. 

Durante décadas, o café, na época, chamado de ouro verde, foi a maior riqueza de Pindamonhangaba. O município foi um dos mais importantes centros cafeeiros do país, com relevante participação na economia nacional no início do século dezenove, com enormes plantações.

Em 1920, a cidade sentiu os impactos da crise mundial e o cultivo do grão sofreu uma enorme rasteira e despencou. Dali pra frente, a economia de Pindamonhangaba precisou se reinventar e mudou completamente. Foi o início do processo de industrialização.

Atualmente, 44 fábricas estão instaladas na cidade que juntas geram quase sete mil postos de trabalho. São gigantes que atuam em diversos setores, mas principalmente, na metalurgia, o que contribui pra indústria forte. nos quatro primeiros meses deste ano, mesmo em plena pandemia, quase 400 pessoas foram contratadas, de acordo com o Caged.

Mais notícias

Carregar mais