O nome da cidade é simples: Aparecida. O município conhecido pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no entanto, constantemente é acompanhado por um “do Norte” por parte de muitos romeiros.
Então, por que a cidade é popularmente chamada de Aparecida do Norte por tantas pessoas? O motivo é a linha férrea, utilizada por muitos devotos para visitar a cidade de Aparecida nos séculos XVIII e início do XIX.
A explicação ficou popular no livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, de Zilda Ribeiro.
O nome ficou popular pois quem pegava o trem no Rio de Janeiro para desembarcar em Aparecida, precisava pegar a linha com destino a uma estação no norte de São Paulo (capital).
O mesmo acontecia com quem queria ir de São Paulo para Aparecida, que comprava bilhetes na estação norte. Esta época, Aparecida ficou conhecida como “Aparecida da Estação Norte”. Com o tempo o nome encolheu até ficar popularmente conhecida como “Aparecida do Norte”.
Nesta época, Aparecida ainda era um distrito de Guaratinguetá. O distrito se emancipou e se tornou uma cidade em 17 de dezembro de 1928.