
Na tarde de terça-feira (23), a Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita de técnicos da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) para realizar vistorias em áreas consideradas de risco no município. A iniciativa foi uma resposta à solicitação do coordenador da Defesa Civil local, Capitão Campos Júnior, que pediu apoio do Estado para analisar as áreas mais críticas após as chuvas intensas durante o fim de semana e a precipitação contínua ao longo da semana, com acumulados de mais de 100mm em 72 horas.
A vistoria concentrou-se em um ponto crítico no bairro Estrela d’Alva, região central da cidade, onde ocorreu o acúmulo significativo de lama na base da encosta de um morro e ao longo da rua Aldair José dos Santos durante as chuvas. A origem da lama foi identificada em um platô sem vegetação no topo do morro. Durante a inspeção, as equipes também interagiram com os moradores locais, fornecendo orientações sobre os riscos observados na área.
A Defesa Civil municipal continua monitorando a evolução dos processos de instabilidades geotécnicas, processos erosivos nos taludes e bolsões de acúmulos de água detectados no topo da encosta. A área será monitorada especialmente durante períodos de altos índices pluviométricos, de acordo com os protocolos estabelecidos nos Planos Preventivos de Contingência da Defesa Civil local.
Alerta da Defesa Civil
O município encontra-se em estado de observação devido às previsões de chuva para quarta-feira (24), com estimativas de 8 a 22 milímetros por dia, e quinta-feira (25/1), com expectativa de 8 a 25 milímetros, segundo o modelo WRF do CPTEC/INPE. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os pluviômetros registraram acumulados de 117,34mm em 72 horas no bairro Tabatinga, região Sul, e 58,89mm no Rio do Ouro, região central, até a manhã de quarta-feira. Em caso de emergências, a população é orientada a acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.