Após fim da greve, funcionários da GM de SJC aguardam salário e vale alimentação

Greve na fábrica terminou nesta quarta

Redação Band Vale

Após fim da greve, funcionários da GM de SJC aguardam salário e vale alimentação
Após fim da greve, funcionários da GM de SJC aguardam salário e vale alimentação
Adonias Araújo/Band Vale

Os funcionários da General Motors (GM) de São José dos Campos que haviam sido demitidos no mês passado ainda aguardam as orientações para retornar ao trabalho. Eles também não receberam o salário referente ao mês de outubro e o vale alimentação que deveriam ter sido pagos no primeiro dia de novembro.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários devem receber o salário de outubro nesta sexta-feira (10) e o vale alimentação na próxima segunda (13). 

Depois que os trabalhadores aprovaram o fim da greve, na assembleia realizada na manhã de quarta (08) na fábrica, retornaram ao trabalho apenas os funcionários da GM que não haviam sido desligados no mês passado, aproximadamente 3 mil pessoas. 

Os 839 trabalhadores que tinham sido demitidos continuam em licença remunerada, conforme foi acertado no acordo entre o Sindicato e a montadora. Na quarta (08) as pessoas foram orientadas a voltar para casa depois da assembleia e aguardar as próximas definições.

A entidade que representa a categoria ainda informou que não há data para o retorno dos funcionários que sofreram o corte em massa. Isso será acertado nas negociações com a GM, que continuam até o dia 30 de novembro.

A greve foi encerrada porque a montadora e o sindicato entraram em um acordo, que prevê que os trabalhadores recebam o pagamento referente aos 17 dias de paralisação, além da licença remunerada para quem tinha sido desligado. 

Apesar do fim da paralisação, os funcionários aprovaram um "aviso permanente de greve", indicando que se a empresa não cumprir o acordo, a paralisação será retomada.

A Band Vale pediu um posicionamento para a General Motors sobre o andamento das negociações e ainda aguarda o retorno.

Mais notícias

Carregar mais