A doação de sangue salva vidas. Seja em casos urgentes e emergentes, como em acidentes de trânsito ou incidentes, mas também para pessoas que sofrem com doenças no sangue.
Em Taubaté, a Aspal Hemogrupo é uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços e apoio para pessoas com enfermidades sanguíneas. O trabalho existe há 30 anos e neste período de retomada pós-pandemia, todas as doações são bem-vindas e necessárias para a continuidade do amparo aos pacientes.
As pessoas assistidas pela Aspal estão em tratamento contra a leucemia, diabetes e outras enfermidades sanguíneas não infecciosas. Elas fazer um cadastro com assistente social nas unidades de saúde e recebem atendimentos com nutricionista, psicólogo e outro tratamento alternativo, o reiki. Na unidade, os pacientes ganham cestas básicas, suplemento alimentares, fraldas e outros itens.
Para que o trabalho possa continuar, é necessária doação. Os interessados em doar alimentos, itens de higiene pessoal ou contribuir financeiramente, podem procurar a Aspal no Facebook e Instagram: @aspalhemogrupo, ou pelo site www.aspalhemogrupo.org.br.
Doar é salvar
Junho é o mês de conscientização para a doação de sangue. Não por acaso, a Aspal fará uma ação especial para chamar a atenção dos moradores de Taubaté e aproximar a população do grupo. No dia 29 será feita a Festa Junina da Aspal. O evento terá atrações típicas das festividades juninas e servirá como porta de entrada para que novas pessoas conheçam o trabalho desenvolvido há 30 anos na cidade.