
Após suspensão por falta de público, uma nova assembleia com credores da Avibras foi marcada para a próxima terça-feira, dia 18, data em que a luta dos trabalhadores da empresa completa três anos.
A assembleia com credores da Avibras, marcada pela Justiça de Jacareí na tarde desta terça-feira (11), foi suspensa por falta de público. O encontro seria por videoconferência, mas segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a assembleia não atingiu a quantidade mínima de credores.
Ainda segundo o sindicato, a nova assembleia ocorrerá independentemente do atingimento da quantidade mínima nas classes. O agendamento das assembleia de credores é feito pela 2ª Vara Cível da Comarca de Jacareí, onde o processo de recuperação judicial tramita.
Antes mesmo da confirmação da suspensão da audiência de credores, na terça-feira (11), os trabalhadores da Avibras se reuniram novamente em frente à residência de João Brasil Carvalho Leite, proprietário da empresa, no Jardim Aquarius, em São José dos Campos, para protestar.
Em 18 de março de 2022, a empresa demitiu 420 trabalhadores, sem negociação com o Sindicato. Os cortes foram cancelados pela Justiça, e os funcionários passaram por seis programas de layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho).
Em setembro do mesmo ano, os trabalhadores iniciaram a maior greve da história da categoria. O movimento reivindica o pagamento de salários e direitos, além da manutenção dos postos de trabalho. Hoje, a Avibras deve 23 pagamentos aos empregados.
Em nota, a Avibras informou qye está trabalhando fortemente nas iniciativas de recuperação, incluindo a entrada de um investidor para capitalizar a empresa. “O processo está evoluindo bem e a empresa espera finalizá-lo o mais breve possível para retomar as operações e sanar as pendências financeiras.”, diz trecho da nota.