Atingidos por deslizamentos protestam para exigir moradias em São Sebastião

Famílias alegam que não estão recebendo assistência necessária do poder público

Redação Band Vale

 

Moradores que ficaram desalojados após as fortes chuvas que causaram alagamentos e deslizamentos de terra e devastaram São Sebastião, no Litoral Norte, realizaram um protesto neste sábado (11). O grupo quer respostas dos órgãos públicos sobre a construção de moradias definitivas e casas de passagem. Nesta sexta-feira (10), um temporal deixou ruas alagadas na Costa Sul e fez com que a atenção se voltasse novamente para o município (veja o vídeo acima).

Pela manhã, cerca de 300 moradores se reuniram, na Praça da Vila Sahy. Entre os organizadores, estão o Coletivo Caiçara e a Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo.

Os desabrigados que inicialmente foram acolhidos em escolas, por exemplo, nas últimas semanas foram encaminhados para pousadas e hotéis do município. Já as famílias que ficaram desalojadas, ou seja, no primeiro momento foram para casas de parentes ou amigos, agora alegam que não têm pra onde ir. Na Vila Sahy, local mais atingido pelos deslizamentos de terra, parte dos moradores teve as casas interditadas pela CDHU. Algumas residências que estavam condenadas, com danos estruturais, foram demolidas pela Defesa Civil.

No convite para a manifestação, o Coletivo Caiçara publicou que o encontro é pra ouvir os atingidos e reivindicar melhor assistência aos afetados. “O povo tem que exigir habitação segura e sem risco, exigir direito à moradia e uma vida digna (...) se o povo fosse ouvido e pudesse decidir, ninguém teria morrido, nem perdido sua casa”, diz um trecho.

Em nota, o Governo do Estado de São Paulo informou que a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (SDHU), por meio da   Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), mantém equipes mobilizadas em São Sebastião para o atendimento habitacional das famílias que viviam em imóveis atingidos ou condenados pelos deslizamentos no Litoral Sul, desde o 23 de fevereiro, e que os atendimentos estão sendo realizados, diariamente no bairro Vila Sahy.

Voltou a chover forte no litoral

Vídeos divulgados pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, mostram que voltou a chover forte na Costa Sul da cidade. O temporal do fim da tarde desta sexta-feira (10) deixou várias ruas alagadas na Barra do Sahy, Juquehy e Boiçucanga. Apesar dos transtornos registrados por moradores, a Defesa Civil não registrou ocorrências graves.

Sobre as reivindicações dos moradores, a prefeitura de São Sebastião e o Governo do Estado não se manifestaram até a publicação dessa notícia.

Mais notícias

Carregar mais