Na tarde desta quinta-feira (11), durante a operação "Impacto", a Polícia Militar Ambiental de Cruzeiro resgatou 16 aves que estavam sendo mantidas em cativeiro irregular no bairro Itagaçaba.
A ação foi realizada após uma denúncia anônima informar sobre a presença de pássaros silvestres em cativeiro em uma residência. Os policiais entraram em contato com o proprietário, que autorizou a entrada da equipe para a fiscalização.
No local, foram encontradas diversas aves, entre elas:
- 4 Trinca-ferros (saltator similis)
- 2 Azulões (cyanocompsa brissonii)
- 6 Canários-da-terra-verdadeiros (sicalis flaveola)
- 1 Tico-tico (zonotrichia capensis)
- 1 Tiziu (volatinia jacarina)
- 2 Roselas (platycercus) - pássaros exóticos
Segundo a Polícia Ambiental, não havia indícios de atividade comercial relacionada às aves, que estavam bem cuidadas e sem sinais visíveis de maus-tratos. Havia disponibilidade de água e alimento, e as espécies não estavam ameaçadas de extinção.
O proprietário foi autuado em R$ 9.500,00 por manter em cativeiro aves da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente e em R$ 2.400,00 por introduzir espécime de animal exótico no território do estado de São Paulo sem licença.
As aves apreendidas foram destinadas ao Cetas Ibama no município de Lorena, onde receberão os cuidados necessários e serão reavaliadas para possível reintrodução à natureza.