O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) iniciou nesta quinta-feira (13) a fase viva da Operação 3 Luas, que se estenderá até o próximo dia 21 de junho de 2024. O adestramento ocorre na região do Vale do Paraíba, entre as cidades de Taubaté e Cachoeira Paulista, e na cidade de Resende (RJ).
Às 10h00, teve início o Apronto Operacional, marcando o começo da fase viva da operação. O Apronto Operacional é a condição de preparo em que uma Organização Militar está pronta para ser empregada em missão de combate, com equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais materiais necessários. Após o apronto, a tropa segue para a realização das atividades de combate simulado.
Nesta fase, cerca de 350 militares e 15 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx serão empregados em uma simulação de confronto. O objetivo da atividade é realizar a certificação do 1º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército) no módulo especializado da Força de Prontidão da Força Terrestre e o adestramento da Brigada Ricardo Kirk, com a presença das Organizações Militares AvEx de Taubaté.
Fases da Operação 3 Luas
Entre os dias 03 e 13 de junho, foram realizadas duas fases preparatórias. A primeira fase consistiu em uma simulação construtiva, seguida pela segunda fase de simulação virtual, realizada na Divisão de Simulação do Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx).
Na fase inicial, as unidades receberam Ordens de Operações, realizaram o planejamento e emitiram suas ordens, dando início ao Jogo de Guerra através da execução das ordens fragmentadas. Na segunda fase, as tripulações dos Batalhões de Aviação executaram missões táticas nos simuladores de voo.
A fase viva, que está em curso, envolve a execução prática no terreno das cidades do Vale do Paraíba, consolidando a preparação e adestramento das tropas.