Uma baleia-jubarte de 8 metros de comprimento, foi encontrada na terça-feira (10) boiando morta entre as praias das Anchovas e Indaiaúba, em Ilhabela. A equipe do Instituto Argonauta foi avisada da ocorrência por pescadores da praia do Bonete.
O animal foi encontrado boiando, com pedaços de rede presos à carcaça, o que pode ter sido a causa de sua morte. De acordo com o Instituto, essas interações entre baleias e petrechos de pesca são incidentais e estão sendo observadas em maior número.
A baleia foi rebocada e encalhada em costão próximo à praia de Anchovas. Esse procedimento é realizado pelo Argonauta como alternativa para a correta destinação da carcaça, longe da população, onde poderá naturalmente ser decomposta. Foram coletadas para análise amostras de gordura, pele e músculo do animal.
BALEIAS JUBARTE
São animais migratórios, que durante o inverno e a primavera se deslocam até águas mais quentes para se reproduzir. Na região, a migração coincide com a época de captura de peixes como a tainha e a sororoca, quando é realizado o tipo de pesca com redes de espera.
Assim, as capturas incidentais de espécies que não seriam alvo, como as baleias, têm se tornado mais frequentes e, em alguns casos, fatais.
BALANÇO
Só neste ano, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta registrou a ocorrência de nove baleias-jubarte mortas na região, nas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.