Band Vale

The Speeder: moto voadora realiza testes aéreos

Talvez o "Opressor MK II" pode se tornar uma realidade

Lucas Duarte - Equipe BANDx

Divulgação
Divulgação
Jetpack Aviation

Para aqueles que curtem o jogo GTA V, oferecido pela Rockstar Games. Deve saber que no modo online do jogo existe uma moto voadora chamada "Opressor MK II", para a felicidade de alguns é um veículo bem útil para se locomover durante o mapa do game, que por sinal é gigantesco. A tristeza, é que se você se deparar com algum usuário online que esteja utilizando o veículo, você pode não ficar pra contar história, pois na versão do jogo a moto voadora possui um disparador de mísseis teleguiados, sendo quase impossível de escapar.

(Imagem: Opressor MK II / GTA Online / Rockstar Games)

¨

Porém diferente do mundo virtual, temos um cenário ascendente de veículos voadores, é o caso dos eVTOLs, ou "carros voadores", que já estão em desenvolvimento e pretendem chegar ao mercado ainda este ano por meio de diversas empresas — uma delas é a própria Embraer daqui de São José dos Campos

¨

Surgindo como uma moto voadora, a "The Speeder" da startup Jetpack Aviation, terá como finalidade a recreação e uso pessoal e não a operação por meio de empresas, o projeto ainda vai passar por uma série de alterações até chegar no modelo final, segundo o que diz a empresa.

Prometendo não ser somente estilosa e potente, a moto voadora também será muito rápida, ela poderá chegar a uma velocidade máxima de 240 km/h, segundo o fabricante, bem parecida com a de uma moto esportiva de competição. Além disso, seu teto operacional máximo é de 4.572 metros, fazendo com que ela divida os céus com helicópteros e, futuramente, os próprios carros voadores. 

(Imagem: Divulgação/Jetpack Aviation)

¨

Se considerarmos que a ideia da empresa é de fazer um veículo idêntico a uma motocicleta, o piloto ficará descoberto. A autonomia é de 30 minutos. Algo que chama a atenção é que a empresa optou por não ser elétrica, algo que talvez vá na contramão com a ideia de despoluição do meio ambiente.

A The Speeder poderá ser configurada de duas maneiras. A primeira, como como já citado, em uma versão de recreação e a outra versão do veículo será destinada para uso militar, sobretudo em atividades de salvamento, dada a versatilidade e agilidade do veículo. Ainda não há data definida para o lançamento.

Tópicos relacionados