Band Vale

Tibia comemora aniversário de 25 anos

Um dos MMORPGs mais antigos do mundo completa 25 anos e adiciona efeitos sonoros

Eddy Venino - Equipe BANDx

Divulgação
Divulgação
Cipsoft

Lançado em 7 de janeiro de 1997, Tibia comemorou 25 anos desde seu lançamento com atualizações regulares e um fluxo constante de novos conteúdos. É um jogo que se mantém ativo até hoje e nunca fez tanto sucesso quanto agora. Nos últimos anos, o jogo quebrou vários recordes de vendas e gerou uma receita total de mais de 1,2 bilhões de reais até o momento. E, para comemorar essa importante data, foi anunciado que em 2022 o jogo ganhará efeitos sonoros.

No Brasil, Tibia ainda conta com uma forte legião de seguidores fiéis e o país se tornou o mercado mais importante para o jogo ao longo do tempo. O estúdio alemão Cipsoft conquistou o coração dos jogadores brasileiros com o seu trabalho aprimorando o jogo e cuidando da comunidade, que é especialmente ativa no país, e também, das interações em constante evolução que surgem entre grupos de jogadores. Só em 2021, o Tibia foi jogado por 185.000 jogadores brasileiros, nesse mesmo ano foram adicionados quatro novos servidores, dois deles na América Latina: um na configuração “Optional PvP” Reinobra (SA); e outro “Retro Open PvP” Mudabra (SA).

Uma história como a de Tibia é rara em nossa indústria”, diz Stephan Vogler, um dos CEOs e fundadores da CipSoft. "Nosso projeto de hobby se tornou um sucesso duradouro com muitos jogadores dedicados. Estou extremamente grato por fazer parte desta história." Ulrich Schlott, assim como Vogler, CEO e fundador da empresa, acrescenta: "Tibia segue ativo com mais sucesso do que nunca, em parte devido à nossa estreita cooperação com nossa comunidade. Após 25 anos, ainda temos muitas ideias para trazer novos conteúdos para o mundo do Tibia."

¨

Dados interessantes sobre o Tibia, no mundo e no Brasil

Em comparação histórica, o número de jogadores online atingiu seu pico máximo de 64.028 jogadores simultâneos em 2007 com a CipSoft relatando mais de 250.000 jogadores ativos, ainda em 2020 teve um pico de 41.000 jogadores, o que mostra como o jogo consegue se manter ao longo do tempo. De acordo com uma pesquisa de 2009 conduzida pela CipSoft, os jogadores vieram de uma ampla gama de países, a maior parte vivendo no Brasil (26,56%, aproximadamente 75.000) e na Polônia (24,38%) indicando que a sua popularidade vai durar por muito mais anos. A CipSoft confirmou que, ainda hoje, o Brasil continua sendo o principal país em número de jogadores ativos do Tibia.

[ twitter @eddyvenino ]

Tópicos relacionados