Nesta quarta-feira (9), o prefeito de Lavrinhas, Marcos Vinicius (PSD), detalhou ao Brasil Urgente Vale os principais desafios e investimentos da cidade para os próximos quatro anos. Em entrevista exclusiva, ele destacou as prioridades de sua gestão e os próximos passos de seu governo. Confira:
Ex-vice-prefeito na gestão anterior, o atual chefe do Executivo assumiu a cidade com um déficit orçamentário de R$ 1,4 milhão. Garcia destacou que a situação financeira da cidade é delicada, reflexo de uma baixa arrecadação que atinge diversos municípios do Vale. Para equilibrar as contas, o prefeito aposta no diálogo com deputados estaduais, federais e com o governo do Estado em busca de apoio.
Infraestrutura e enchentes frequentes
Lavrinhas tem sofrido com chuvas intensas e infraestrutura precária, especialmente em áreas como o bairro Pinheiros. O prefeito relatou que, logo no início do mandato, buscou apoio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da Defesa Civil para viabilizar o desassoreamento de rios e prevenir alagamentos.
Entre os principais pedidos da população está o atendimento em saúde. Apesar da proximidade com o hospital regional de Cruzeiro, Garcia diz que seu objetivo é fazer da rede local uma referência. O município contratou recentemente um pediatra e uma cardiologista, além de manter uma equipe voltada à saúde mental.
Turismo como futuro da economia local
Com belezas naturais como o Poço Fundo e áreas rurais preservadas, Lavrinhas é considerada Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe verba estadual para fomentar a atividade. Para Garcia, o futuro da cidade está no turismo. A meta é transformar Lavrinhas em estância turística, o que elevaria os repasses anuais.
O prefeito também celebrou a conquista de um ônibus escolar novo e anunciou a expectativa de receber novos maquinários do governo estadual.
A série de entrevistas com prefeitos da região do Vale do Paraíba continua na próxima sexta-feira (11), com a participação do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva (PSD).